Como prometi na semana passada, aqui está o post especial do dia 08 de Março! A inspiração veio pela data comemorativa do Dia internacional da Mulher“. Mais do que falar sobre comemorações, manifestações e celebridades femininas, pensei em abordar um tema que considero ser útil para qualquer mulher.

🎧 Audioblog 🎧

Audioblog: Segredos da mulher esperta: parte I. 08/03/2020

Você já parou para pensar sobre o que seria indispensável para uma mulher moderna sobreviver a um dia atribulado? Bem, hoje contarei dicas que facilitam a vida da mulherada e depois vou explicar o por quê.

Vou lhe apresentar os itens que chamo de “👜 Kit da Mulher Esperta” e explicar um “Modo Fácil de Trocar um Pneu de Carro 🚗: Tutorial para Mulheres”. Talvez essas informações não sejam novidade para você, porém, como um dos objetivos deste blog é compartilhar experiências, penso ser positivo espalhar conhecimentos que possam ser valiosos para alguém. Então vamos lá!

👜 Kit da Mulher Esperta (para levar na bolsa)

  1. Alfinete de fralda
  2. Absorvente
  3. Álcool em gel
  4. Batom
  5. Bloco para anotações (para telefones úteis e ideias)
  6. Caneta/lápis
  7. Clipes
  8. Copo retrátil
  9. Curativo adesivo (band aid)
  10. Desodorante
  11. Escova de cabelo/pente (com espelho)
  12. Escova e pasta de dente
  13. Filtro solar
  14. Grampo de cabelo
  15. Guarda-chuva
  16. Lenços de papel
  17. Lixa de unha
  18. Óculos (de leitura e/ou de sol)
  19. Sacola reutilizável dobrável
  20. Saquinho plástico

Detalhando o kit

Organizei a lista em ordem alfabética e não por ordem de importância, uma vez que cada mulher pode classificar um determinado item conforme sua maior necessidade no momento. Prefiro usar embalagens e recipientes pequenos, versões menores ou retráteis dos produtos, para caber tudo o que preciso e não pesar na minha bolsa.

O alfinete já salvou a noite de uma amiga! Serviu para pregar a alcinha que soltou do seu vestido de festa. Muitas vezes usei o alfinete para fechar um decote que teimava mostrar mais do que deveria.

Quanto ao absorvente, eu nem preciso explicar… Se você não o usa mais, sempre deixe um de reserva para socorrer uma amiga.

Lixa de unha, batom, pente/escova de cabelo, pasta e escova de dente e desodorante servem para higiene pessoal e renovar o visual ao longo do dia.

O clipe pode ser um objeto bem oportuno quando quebra o puxador de seu zíper. Imagine, só! Poderia ser o zíper de um simples estojo de lápis, mas poderia ser o da braguilha da sua calça! 😱 Para resolver o problema, é só encaixá-lo no lugar do puxador e puxar para cima ou para baixo normalmente.

O grampo de cabelo é muito mais do que um adereço para ajeitar suas madeixas no devido lugar. Sabe aquela blusa de lã que o seu anel enroscou e puxou o fio? Então, com o grampo em mãos você pode facilmente encaixar o fio solto para dentro da blusa, evitando que se forme um buraco ou que ela se desmanche.

Coloquei na lista itens que servem para algum tipo de prevenção. Nesse grupo incluo o guarda-chuva, os óculos de sol, o curativo, os lenços de papel, o álcool em gel e o filtro solar.

Os lenços de papel são usados para forrar o vaso sanitário quando usamos o banheiro fora de casa (penso que as meninas aprendem isso desde crianças).

O álcool em gel eu levo sempre comigo! Muitas vezes frequentamos locais onde não há como lavar as mãos.

Eu uso o filtro solar com alto fator de proteção para aplicar no rosto e prefiro aquele com cor (assim, eu me protejo e ainda faço uma “pele” tipo make).

A melhor sacola reutilizável é aquela que ocupa pouco espaço na bolsa. A minha é feita de nylon, confeccionada com o tecido reciclado de um guarda-chuva quebrado. Dobradinha ela fica do tamanho de um quadrado de 4 centímetros. É ótima para carregar pequenas compras de supermercado ou aquele casaco que você teve que tirar e não tem onde colocar.

Você conhece o copo retrátil? Na minha cidade natal fomos acostumados a carregá-lo para beber água fresca nas fontes espalhadas por todo o canto. Um copo sempre à mão facilita a vida quando eu preciso tomar um comprimido ou quando eu estou “morrendo de sede” e com as goladas é mais rápido me saciar! Além do mais, o ambiente agradece.

Tenho um bloco pequeno para anotações onde registro pequenos gastos diários. Dessa forma, tenho uma estimativa mensal de quanto estou gastando com padaria e com aquele cafezinho no intervalo do trabalho, por exemplo. No bloquinho, também anoto as minhas ideias para futuros projetos que ainda quero colocar em prática. Em um outro post eu conto para você como esse hábito me ajuda a controlar a grana, a desenvolver meu autoconhecimento e também a aprender empreender!

No que se refere ao autoconhecimento, o livro “Uma pergunta por dia” do autor Potter Style é a minha dica de leitura. Em formato de bolso, fica fácil levá-lo para qualquer lugar. Com ele, você recorda e reflete sobre suas vivências e é possível perceber em quais pontos você mudou com o passar dos anos e a pensar quais você ainda quer mudar!

Voltando ao bloquinho, não se esqueça de anotar os números de celular de pessoas próximas que você ainda não tenha memorizado. Isso pode lhe ser útil em algum momento específico ou emergência. Hoje em dia, não decoramos os números de contato de ninguém pela comodidade da agenda sempre disponível no smartphone. Se acabar a bateria, se seu celular pifar, ou por algum motivo você não puder acessar os números, talvez consiga pedir um aparelho emprestado ou indicar qual número digitar para pedir ajuda. Outros telefones úteis podem ser anotados também: SAMU (192), Delegacia da Mulher (180) e o número do seu plano de saúde (na hora do estresse e do desespero, a gente não lembra de nada!) .

Ah! quase me esqueci de falar sobre o saquinho plástico! Você pode aproveitar as sacolinhas de supermercado ou outro saquinho que você tiver em casa para ser seu lixinho portátil de bolsa (risos). Eu costumo colocar no saquinho: papéis de bala, embalagem vazia de comprimido, ou outras embalagens descartáveis. Caso não encontre um cesto de lixo no meio do caminho, descarto esses itens no meu lixo reciclável ao chegar em casa. E pensar que ainda há muita gente jogando essas coisas na rua, sem um pingo de vergonha!

Enfim, lembre-se de repor os itens que você já usou! Procure se certificar que os objetos estejam na sua bolsa e fique preparada para “tudo”! (agora eu lembrei do MacGyver! 😂)

Eu preparei um Check List do KIT DA MULHER ESPERTA (para download ou impressão) para lhe presentear nesse dia especial. Pegue o seu!👇

Bom, agora vamos passar para a próxima indicação que considero utilíssima para quem costuma sair por aí de carro 😎.

Como Trocar um Pneu de Carro 🚗: Tutorial Fácil para Mulheres

Menina do céu! 😲só de pensar em ter que trocar um pneu me dá calafrios (risos)! Porém, entendo que tenho que estar pronta e preparada caso esteja sozinha no carro e não haja outra alternativa.

A primeira providência a ser tomada é reduzir a velocidade do seu carro e encostar quando você perceber que o pneu furou. Puxe o freio de mão e ligue o pisca-alerta. Imediatamente coloque o triangulo para sinalizar onde seu carro está parado, indicando que aconteceu algum problema e evitando possíveis acidentes. Até aí, tudo bem. Eu também já sabia o que tinha que fazer pois eu também frequentei a autoescola, mas faz tempo… (há mais de 25 anos!). E a partir de agora? Qual seria a sequência a seguir para trocar um pneu? Será que a fracote aqui consegue fazer? Pensando nessa necessidade de sobrevivência na estrada, busquei no Youtube algum vídeo que ensinasse a trocar um pneu. Contudo, queria encontrar um vídeo que fosse feito por uma mulher para, além de explicar o passo-a-passo, compartilhar alguns “macetes” que seriam uma “mão na roda” para outras mulheres pequenas e com pouca força nos braços.

O vídeo que encontrei foi Trocando Pneu do Carro do Canal “Deixa que eu faço“. Assista!!! Eu recomendo! Eu aprendi com a Thais (a dona do canal) que tenho que deixar um avental guardado no carro caso eu não queira sujar a minha roupa ao trocar o pneu.

Escolha um avental para deixar no carro!

Embaixo do banco, ou em alguns modelos, no porta-malas, você vai encontrar um pacote contendo o “Macaco” para levantar o carro e uma ferramenta chamada “Chave de roda” que serve para desparafusar e parafusar as rodas. No meu carro, o estepe (a roda sobressalente) está acondicionado embaixo do porta-malas. Em outros modelos de automóveis o estepe pode ficar em outro local (dá uma olhadinha no manual do seu carro, ou fuce no carro para encontrá-lo).

Chave de roda

Outra dica é providenciar uma extensão (ou prolongador) para encaixar na chave de roda e deixá-la mais comprida. Isso aumenta a alavanca e diminui o esforço que você vai ter que fazer para retirar os parafusos da roda! Deixe junto com as outras ferramentas no seu carro.

Agora vamos para a prática. A sequência é muito importante!

  • Depois de colocar o avental, encaixe o bocal da chave de roda no primeiro parafuso (e posteriormente nos demais) e, unindo o prolongador (ela vai ficar com um cabo comprido), afrouxe os 4 parafusos da roda a ser trocada (ainda não os retire completamente), girando da direita para a esquerda (sentido anti-horário).
  • Encaixe o macaco embaixo do carro, próximo a roda que você vai trocar (cada carro tem uma indicação do local específico. Cuidado para não posicionar o macaco no lugar errado e danificar o seu carro). Esse local, normalmente tem um vinco na lataria, onde você vai encaixar o topo do macaco certinho. Antes de levantar a roda do chão, coloque o estepe embaixo do carro e ao lado do macaco (só para prevenir…). Agora levante a roda do chão girando a manivela do macaco (sentido horário).
A imagem mostra o vinco na lataria onde se encaixa o macaco (Não repare a sujeira do meu carro😬)
  • Termine de tirar os parafusos e retire a roda.
  • Encaixe o estepe alinhando os buraquinhos dos parafusos.
  • Coloque os 4 parafusos e os gire da esquerda para a direita (sentido horário) e vá apertando um pouquinho de cada um. Aqui você vai ter que fazer uma forcinha para deixar todos bem presos.
  • Abaixe o macaco descendo o carro para o chão.
  • Finalize posicionando novamente a chave de roda com o prolongador em cada um dos parafusos e os aperte com força (meu marido me ensinou a dica de se apoiar, com cuidado, sobre a extremidade da alavanca, de modo que o peso do corpo contribua para fixar os parafusos com mais firmeza). CUIDADO PARA NÃO CAIR E SE MACHUCAR!!!
  • Vá direto para a borracharia mais próxima para consertar o pneu furado.

É importante não ficar rodando por muito tempo com o carro utilizando o estepe , pois a roda sobressalente serve apenas para emergências. Em muitos modelos de carro o estepe é diferente das demais rodas. Muitas vezes é mais estreito, por exemplo, o que pode desalinhar e desbalancear o carro se você andar muito tempo com ele desse jeito.

Pronto? Terminou? Na sua bolsa tem álcool em gel para limpar as suas mãos e lenço de papel para enxugá-las. Eu disse que você poderia precisar!

Ah! Antes de terminar, escolhi uma música que se enquadra perfeitamente ao dia de hoje. Preste atenção na letra de “ Independent Woman” (👈Clique aqui para ouvir)

I worked hard and sacrificed to get what I get
Ladies, it ain’t easy bein’ independent…

Destiny’s Child

Bom, você deve ter percebido que esse post terá continuação. Na próxima semana postarei a “parte II” do tema e falarei com mais detalhes sobre as tais anotações do bloquinho que faz parte do kit da Mulher Esperta, além de outros assuntos que, com certeza, serão do seu interesse 😉. Não perca!

Antes de terminar, gostaria muito de saber sua opinião sobre o blog Cresce e Aparece! Para interagirmos ainda mais, avalie as postagens com estrelinhas 👇.

Avaliação: 1 de 5.

Deixe um comentário me contando o que não pode faltar na sua bolsa. Eu também quero aprender!

Grande beijo 😘 e até logo mais!

11 comentários sobre “Segredos da mulher esperta: parte I

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s