Em tempos de restrição (como o atual momento😷), de grana curta, de falta de tempo ou por qualquer outra impossibilidade, podemos lançar mão de alguns lazeres caseiros ou alternativos.

Considero uma forma de lazer, apreciar ou participar de diversas formas de arte, embora não seja ainda uma entendedora do assunto (espero ter tempo para me empenhar nisso…). A música e a dança sempre estiveram presentes na minha vida. Frequentei aulas de ballet até os 12 anos de idade quando os meus pais decidiram mudar de cidade e eu não tive condições de continuar. Porém participei de aulas de dança oferecidas pela prefeitura do meu novo município. Vivi ótimos momentos quando integrei o grupo de dança municipal do CIC (Centro de Integração Comunitária) que apresentava coreografias em festivais e espetáculos regionais, além de fazer grandes amigas que tenho contato até hoje!

Nunca me interessei pelo videogame tradicional, aquele que implica no uso do controle e exige mãos frenéticas, olhos vidrados na TV e corpo imóvel esparramado no sofá. Como o meu negócio é dançar, achei ótimo o Jogo Just Dance (que tem versões para diferentes marcas de videogame do mercado), um jogo de dança no qual você reproduz uma sequência de movimentos apresentados na tela da TV e pontua conforme seus acertos, sem precisar de controle! Brincamos e competimos em família, mas se você não está nem aí para a pontuação no game, há vários vídeos das danças do jogo no Youtube para você assistir e dançar sozinha ou acompanhada. Veja 👉AQUI um exemplo da coreografia com a música “Mamma Mia” do grupo ABBA.

Adoro cantar! Curto bastante um Karaokê e brinco online usando o meu computador. O RedKaraoke é uma opção fácil de usar, pois é gratuito e não precisa baixar (a não ser que você prefira usar no celular, é necessário instalar o aplicativo Karaoke Party). Você faz o cadastro no site e escolhe as músicas que deseja interpretar. Encontrei um tutorial sobre isso no site Techtudo para facilitar a sua vida e para acessá-lo clique 👉AQUI.

E falando em música, escolhi um dueto esplêndido de duas lindas vozes femininas interpretando “When You Believe”. Além da bela melodia, a letra dessa música carrega uma mensagem de esperança e fé (bem propícia para os dias atuais). Clique neste 👉LINK e, em seguida, aperte o play [▶️] para ouvir e assistir o vídeo com tradução.

Conforme contei no post “Eu Posso!” do Cresce e Aparece!, comecei a aprender a tocar piano depois dos 40. Confesso que não estou me empenhando o suficiente (minha professora que o diga!), porém prometo me dedicar um pouquinho mais ao instrumento, além das aulas quinzenais. Caso você não saiba tocar instrumentos musicais, você poderia se imaginar tocando um piano usando o jogo Piano Tiles (aplicativo para celular atualizado em versão 2020). Meus filhos baixaram versões anteriores no tablet e às vezes jogam durante as viagens para passar o tempo. Acesse 👉AQUI se quiser baixar.

Testei minhas primeiras habilidades na pintura em um livro para colorir que ganhei do meu marido. O presente também incluía uma caixa de lápis de cor com 36 cores, o que é um luxo para quem viveu nos anos 80 e tinha apenas a caixinha tradicional com 6 ou 12 lápis. Resolvi experimentar a pintura propriamente dita quando, pesquisando na internet, visualizei um anúncio de uma tela do tipo “faça você mesmo” e me interessei. Haviam diversos modelos para escolher no que se refere ao tamanho, diversidade de cores e de figuras. Na compra adquiri um kit contendo o material completo necessário para pintar o quadro escolhido (tela, pinceis e tintas). Mesmo quem não tem noção nenhuma de pintura (como era o meu caso) consegue pintar cada espaço da figura seguindo a numeração da cor indicada. Veja abaixo👇, um exemplo de tela desse tipo (para mais detalhes, clique na imagem).

Eu escolhi pintar margaridas pois são flores alegres, delicadas e que me lembram a primavera. Eu pintava no meu tempo livre e por isso demorei um bocado para terminar a “obra”. Veja, abaixo, como foi o processo da pintura:

Você pode comprar estas telas em lojas virtuais e receber em casa, mas se por enquanto você não puder, dá para fazer algo semelhante por meio de um aplicativo gratuito para celular ou PC. Minha filha me mostrou, dias atrás, um aplicativo desse tipo, chama-se Happy Color – um jogo de colorir com números. Para saber mais sobre ele clique👉 AQUI.

Quanto às esculturas, acho magnífico como alguns artistas conseguem passar a sensação de movimento, emoção ou mesmo de textura por meio de obras esculpidas em materiais tão rígidos como o mármore, o bronze ou a madeira. Nunca tentei esculpir, porém, você deve concordar comigo que quem gosta de cozinhar já deve ter feito as suas “artes” moldando pães e roscas em diferentes formatos, rocamboles, variados tipos de massas de macarrão, confeitando bolos e até mesmo enrolando um simples brigadeiro ou cajuzinho. Então, “bora” cozinhar, testar novas receitas e esculpir!

Agradeço imensamente por ter tido a oportunidade de conhecer museus e monumentos históricos em diversas cidades. Tive a chance de conhecer de perto algumas esculturas que havia visto apenas em livros de história. Uma vez que estou familiarizada com atividades expressivas, com o movimento e com a dança, além de apreciar o momento, me diverti muito fazendo poses! 😜

Curtindo as esculturas no museu (os créditos das fotos vão para o meu filho)

Você sabia que é possível dar uma volta no Museu do Louvre em Paris ou ver a Capela Sistina no Vaticano por meio de uma visita virtual? No nosso país, também há muita coisa bonita e interessante para se ver. Existe um recurso tecnológico que oferece acesso interativo a alguns museus brasileiros proporcionando uma experiência facilitada por audioguias (em diferentes idiomas), acesso a mapas em 3D e imagens em alta resolução.

Disponibilizarei uma lista dos links para acesso virtual aos museus de alguns países. Você pode começar com um tour pelo Brasil, passando por cidades mineiras como Ouro Preto e São João Del Rei, também têm opções em Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. Aprecie sem moderação!👇

Brasil

Espanha

Estados Unidos

França

Grécia

Inglaterra

Itália

Vaticano

É fácil montar uma sessão de cinema em casa. Prepare a pipoca, o refresco e coloque uma roupa confortável. Opções não faltam para você escolher um bom filme. Se você tem uma Smart TV (aquela TV que você acessa a internet), você consegue assinar a Netflix que disponibiliza um bom catálogo de filmes, séries e documentários. Se você tem a TV e não tem a grana para a assinatura, entre no Youtube e busque por “filmes completos” (legendados ou dublados). Você não tem uma Smart TV, mas tem um Notebook e internet em casa? Não tem problema! Use um cabo HDMI ou VGA+P2 (se a TV for mais antiga) para conectar o computador a TV e assista em tela maior.

Quer dar um tempo dos eletrônicos? Retome o hábito de brincar com os Jogos de tabuleiro. Você pode “tirar do baú” os jogos tradicionais como Damas e Xadrez. Há outros jogos esquecidos por aí, como o dominó, o quebra-cabeça e o baralho. Encontrei diferentes maneiras divertidas de jogar baralho, clique nesse 👉LINK e escolha a sua. Em casa, gostamos de jogar Detetive ou Imagem em Ação (com desenho ou mímica). Certeza que você dará muitas risadas!

Por fim, mas não menos importante, indico a companhia de um bom livro. Nos posts do blog Cresce e Aparece! há várias sugestões de leitura, mas você pode começar pelo exemplar esquecido na sua gaveta ou testar outra maneira de ler usando, por exemplo, um e-book ou um audiobook. Se você é nova por aqui, aproveita para ler outros posts do blog!

🎧Audioblog🎧

Audioblog: Lazer sem sair de casa: opções online e offline. 22/03/20

Nos próximos posts abordarei outros assuntos e mais detalhes sobre essas dicas, porém seria legal saber sua opinião e interesses à respeito de temas relevantes para a mulher prática e decidida para tornar nosso blog cada vez mais útil e significativo!

Então deixe sua sugestão nos comentários!

Grande beijo!!!😘

Ps*Testei todos os links indicados no post e todos estão OK ✔️. Aproveite!

2 comentários sobre “Lazer sem sair de casa: opções online e offline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s