Como não podemos viajar para lugar algum (pelo menos por enquanto…), a viagem de hoje vai ser percorrendo as nossas experiências “internéticas” (acabei de usar uma palavra que pensei não existir e, procurando no dicionário online descobri que ela existe!😂).

Ao longo desses 3 meses de produção de conteúdo para os posts do blog Cresce e Aparece!, me dei conta de um tanto de coisas que eu aprendi e muitas mais que ainda tenho para aprender. No primeiro post eu nem sabia como colocar emojis, nos posts seguintes, consegui mudar o layout da página (os “frufrus”, as letras, as cores e modelos gráficos 🎨 que deixam o site mais bonito) e foi outra luta até me acostumar a mexer nos botões para configurar imagens e textos.

Para a primeira postagem, recebi uma ajuda imensa do meu orientado Eric para editar a gravação da minha voz para dar vida ao audioblog (na verdade, ele fez tudo!). Somente à partir do segundo post, a gravação e a edição foram feitas por mim. Gravo pelo celular usando fone de ouvido🎧, salvo o arquivo de audio em MP3 e edito no programa de edição chamado Audacity. Mas precisa editar? Com certeza! Às vezes eu gaguejo, suspiro, pulo alguma palavra, as minhas cachorras latem ao fundo, o filho bate à porta, tocam a campainha, entre outra coisas que nem é bom comentar… 😂. Aí, aprendi que eu tenho que repetir a frase que saiu de um jeito ruim, excluir o erro e substituir pela frase correta durante a edição. Depois de editado, eu carrego o arquivo de áudio no site e deixo o link para você ouvir☺️ (Ufa!).

Quando indico uma música internacional para o post, cuido para que o vídeo inserido no link tenha legenda em português. Recentemente, inventei de fazer uma playlist com as músicas indicadas e compartilhar no Spotify – um aplicativo gratuito que oferece um serviço de música digital, como se fosse um pendrive que guarda um monte de músicas de diferentes cantores e que você pode acessar pelo celular onde quiser. Com ele, você pode por exemplo, ouvir uma seleção de músicas de um determinado artista, uma playlist de um amigo ou montar a sua própria seleção. Para baixar o aplicativo, clique 👉 AQUI e depois clique em “Baixar”.

Nos momentos em que acesso os comentários das leitoras e leitores, coloco-me no lugar de quem lê os posts. As sugestões e dúvidas que foram aparecendo, me levaram a elencar em uma lista algumas perguntas que pretendo responder nesse texto para tentar ajudar.

Com base em algumas perguntas que recebi, por e-mail, whatsapp ou pessoalmente, percebi que haviam dificuldades de interação e engajamento com o site:

“Como que eu faço para deixar um comentário? Onde coloca?

“No site pede para eu colocar nome, e-mail e site para comentar. Eu não tenho site! “

“Onde é o botão para curtir?”

“Nunca acompanhei um blog, me explica como eu faço para interagir com você?

“Eu quero mandar para minha filha no Whatsapp e não sei como fazer!”

“Pri, eu te mandei um comentário e você não respondeu. Você recebeu?”

“Eu curti a página do Facebook do Cresce e Aparece!, então não preciso fazer mais nada, né?”

“Como que eu ouço a playlist do Spotify?”

Vou tentar explicar de maneira fácil como você pode “se virar” para resolver essas questões, o que, inclusive, pode ser útil para você interagir com outros sites de seu interesse.

  • Escrevendo um comentário e recebendo a resposta

Para deixar um comentário é bem simples. Elaborei um esquema para facilitar a explicação. Quando você terminar a leitura, desça a página um pouco mais e logo você vai ler: “Deixe um Comentário“. Veja na figura abaixo 👇o passo-a-passo de como proceder para deixar o seu recado. Estou ansiosa para receber suas opiniões!

Você pode receber a minha resposta e as respostas de outros leitores. Além disso, você também pode palpitar nos comentários de outras pessoas. É um jeito diferente de conhecer gente nova, com os mesmos interesses ou ainda, refletir sobre outros pontos de vista sobre um mesmo assunto. Vai por mim, é bem legal! Para fazer isso, é só clicar em responder e escrever a sua mensagem. Veja !👇

  • Curtindo o texto e compartilhando nas suas redes sociais

Você vai ver como é simples curtir e compartilhar o texto que você gostou com seus amigos. Ao final do texto, clique nos locais onde as setas estão indicando, conforme ilustrado na imagem abaixo 👇. Para facilitar, coloquei as setinhas com as respectivas cores das redes sociais. Para curtir é só clicar na estrelinha indicada pela seta amarela. Faça um teste para ver se dá certo!

  • Seguindo a playlist do Blog Cresce e Aparece! no Spotify

Para ouvir as músicas dos posts do blog no Spotify é “mamão com açúcar“. Veja o tutorial abaixo 👇 explicando “tim tim por tim tim” como você deve fazer para seguir a playlist e curtir as músicas no seu celular.

  • Tornando-se um(a) seguidor(a)

Quando as pessoas me perguntavam como faziam para se tornarem seguidoras do blog, eu pensava: “Uai, será que não tem um lugar no site para clicar e fazer isso?“. Então, fui checar os posts antigos e para a minha surpresa, eu não havia disponibilizado o botão para “seguir” 😬. Na verdade, pensei que era uma configuração automática! Ainda bem que vocês me alertaram! Agora vou te mostrar onde fica o tal botão para você se tornar seguidora do Cresce e Aparece! Veja

Como a minha intenção ao escrever esse post foi mostrar tanto o que eu aprendi com vocês quanto explicar de maneira fácil o que aprendi nas minhas andanças pela internet, vou compartilhar a dica de 2 livros indicados por seguidoras nos comentários do blog. Com certeza essas obras serão minhas próximas leituras!

Quando contei sobre meu sonho nesse 👉 post, me foi indicada a leitura da produção do pesquisador brasileiro Sidarta Ribeiro. Na busca, encontrei o livro Oráculo da Noite do autor que se apresenta muito bem avaliado pela crítica literária científica. Clique na imagem 👇 e leia sobre outras informações.

Quando publiquei o post 👉 “Essencial ou dispensável, eis a questão” recebi a dica de leitura do livro Essencialismo do autor Greg McKeown que versa sobre “a disciplinada busca por menos“. Clique na imagem 👇para saber mais.

Agora, uma pausa para a música!

A sugestão da música para o post também é decorrente da indicação de um filme feita por uma amiga que se tornou leitora assídua do blog. Eu assisti “Questão de Tempo” umas 4 vezes e chorei em todas elas, pois é um filme que nos faz pensar sobre o significado da vida. É lindo! A música tema é 👉 How Long Will I Love You e está disponível no YouTube em duas versões com tradução. Clique no nome da música e assista!

🎧 Audioblog 🎧

Audioblog: Blogueira e seguidoras de primeira viagem. 03/05/20

Voltando ao texto e partindo para a conclusão, confesso a você que ainda não consegui colocar no site o botão para compartilhar os posts no Instagram 🤦‍♀️. Vou aprender e em breve disponibilizarei essa ferramenta no nosso site. Também fiquei pensando sobre a opinião de uma leitora acerca do público alvo do blog Cresce e Aparece! Ela me disse que os assuntos abordados também eram do interesse de mulheres mais jovens ou mais velhas e não somente de mulheres de meia-idade. Nas palavras dela “O blog é para todas as idades desde que se tenha uma maturidade de pensamento”. Vou refletir sobre essa questão ❤️ e para isso, conto com a sua ajuda!

Pois então, deixe seus comentários! (agora não tem desculpa😉)

Grande beijo😘 e até a próxima semana!

3 comentários sobre “Blogueira e seguidoras de primeira viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s