Meu cabelo é ondulado e embora seja fácil de “ajeitar“, fica rebelde conforme a previsão do tempo. Ele se transforma em tempos nublados e chuvosos quando surgem aqueles eriçados que as pessoas mais chiques chamam de frizz. Ou então, arma-se um balaio bem no topo da cabeça, quando acordo, que parece a juba de um leão. Para a resolução imediata do problema, porém paliativa, faço um coque solto para dar uma disfarçada (risos).

Na adolescência, final dos anos 80 e começo dos 90, minhas amigas e eu usávamos um tipo de gel caseiro para manter as madeixas arrumadas para sairmos para a balada. Nem sei de onde saiu essa receita, mas chamávamos de “Gel-latina”.

Para fazer, você dissolve a 👉 gelatina em pó sem sabor e incolor conforme as orientações da embalagem (coloque um pouquinho mais de água para ficar mais maleável), depois de amornar, coloque num recipiente de plástico ou vidro e deixe na geladeira. Depois de lavar os cabelos como de costume, penteie com um pente de dentes largos, coloque o equivalente à uma colher de sopa da gelatina pronta nas mãos e espalhe nos fios úmidos. Você não pode pentear o cabelo para ele secar definido. Deixe secar naturalmente ou seque rapidamente com o secador. A “Gel-latina” faz o mesmo efeito do gel comum e não agride o cabelo (por não conter álcool). A gelatina é fonte de colágeno, que, embora seja um assunto polêmico quando se trata de sua absorção e aproveitamento pela pele, unhas e cabelos, esse tipo não contém corantes, aromatizantes e deixa os cabelos brilhantes e bonitos.

Continuando o tema do post da semana passada, você se lembra do creme cor de rosa que usávamos nos cabelos depois do shampoo Opus? Quando eu era criança, “condicionador” não era uma palavra muito conhecida. Todo mundo usava o famoso Creme Rinse, depois apareceu o Neutrox e, mais adiante, um creme colorido chamado Coquetel de Frutas.

Li certa vez que dormir usando um travesseiro com fronha de seda ou de cetim ajuda a melhorar a saúde dos cabelos, pois reduz o atrito dos fios com o tecido enquanto dormimos, minimizando o efeito de cabeleira indomável na manhã seguinte. Recentemente, pesquisando sobre o assunto, encontrei um “apetrecho” interessante que funciona usando o mesmo princípio.

A Touca Difusora de Cetim para secar os cabelos parece uma touca de banho comum com um tubo para encaixar a boca do secador. Depois de lavar os cabelos, penteá-los e passar seu creme finalizador, coloque a touca e encaixe o secador no orifício do “tubo” de cetim. Ligue o secador na temperatura média e verifique que seu cabelo vai secar com cachos definidos e sem frizz. Vou citar alguns benefícios:

  • Você pode secar seu cabelo ao mesmo tempo que adianta uma leitura, responde seus e-mails ou faz outra coisa no computador.
  • A touca substitui o difusor, aquela peça que conecta no secador para definir os cachos (normalmente vendida separadamente).
  • Reduz o tempo de secagem dos cabelos (economia de tempo e energia elétrica)

De vez em quando use para otimizar o seu “banho de creme” para hidratação. Aplique a sua máscara de hidratação preferida depois de lavar os cabelos com shampoo anti-resíduos. Envolva-os com um saquinho plástico e coloque a touca. Ligue o secador para aquecer a touca durante 5 minutos. Retire tudo e enxague.

Separei dois vídeos 👇 para você aprender as maneiras de usá-la.

Se você tem um pouquinho de conhecimento de costura, como eu, faça a sua touca de cetim depois de assistir ao vídeo abaixo👇.

Dá até para reciclar aquela cueca samba-canção de cetim do seu marido que estava esquecida no fundo da gaveta e usar o tecido para fazer a touca🤭.

Não sabe costurar? Encomende o produto confeccionado por uma artesã local ou peça para alguma costureira que você conheça para fazer para você, movimentando, assim, a economia do seu município e contribuindo com o trabalho da pequena empreendedora. Quer comprar agora? Compre o produto da imagem abaixo clicando 👉AQUI.

Com o cabelo modelado, vamos cuidar da pele!

Você já ouviu falar em Ecopad? Eu conheci há poucos meses ao participar da MEL, um grupo de empreendedoras do meu município.

Para saber mais sobre a iniciativa siga o Instagram👇.

Ecopad é uma opção ecológica ao algodão descartável na limpeza da pele do rosto e serve para retirar maquiagem ou aplicar loções, óleos e cremes. São discos de aproximadamente 8 cm de diâmetro feitos a mão em crochê. São laváveis e reutilizáveis.

Mas, não vai se empolgar e pegar qualquer fio de lã ou linha colorida que você tem em casa para crochetar os seus, pois há alguns cuidados a serem tomados para a escolha correta do material. Para confeccionar o disco de crochê você vai precisar de um fio 100% algodão sem tingimento. A dica é comprar o fio Brunella ou Mirella que além de macio, recebe um tratamento que evita pilosidade (aquelas bolinhas) além de não causar irritação, uma vez que não passa por mercerização (feita com soda cáustica) e tem PH neutro.

Agora, adquira seu novelo, separe a agulha tamanho 3,5 e assista o vídeo explicativo 👇.

Depois de pronto o Ecopad deve ser lavado à mão à temperatura máxima de 40° e sem usar alvejante. Uma escolha sustentável, além de ser uma ótima opção de presente, que você pode combinar com a Esponja de Banho feita com a mesma lã. Veja que charme! Clique no vídeo abaixo 👇 e aprenda como fazer.

Então, você me pergunta: “Pri, eu não tenho a mínima habilidade para trabalhos manuais, onde encontro isso para comprar?” 😬 Você pode adquirir seus Ecopads prestigiando uma vendedora que produz as peças com muito cuidado e carinho. Acesse o Instagram abaixo 👇, mande uma mensagem e encomende os seus! O produto vem identificado com uma etiqueta de papel reciclável super delicada e é uma ótima pedida para presentear.

Pausa para a música 🎼 do post.

Sou do tempo das “Boy Bands” como os Menudos, Dominó, Back Street Boys e ainda peguei um pouco da fase do grupo NSYNC. Como ainda me encontro nostálgica, hoje vamos curtir a música “This I promise You“👇.

Voltando ao nosso assunto, eu não poderia deixar faltar nas dicas o clássico creminho da vovó, aquele da latinha azul!

O Creme Nívea foi lançado no mercado há mais de 100 anos, famoso no mundo todo e usado por mulheres de várias idades. Eu o uso para hidratação profunda dos pés. A noite, depois do banho, passo uma generosa camada nos calcanhares, espalho por todo o pé e depois visto as meias para dormir. Com esse ritual eu evito aquelas horríveis rachaduras que a mulherada insiste em pedir para lixar quando vai à manicure. Não faça isso! Passando a lixa de pé você vai engrossar ainda mais a pele e deixar seu calcanhar mais áspero. Falei do problema da rachadura quando conversamos sobre o uso constante de chinelos neste 👉 POST do blog. Para piorar a situação, tem gente que passa lâmina de barbear nos calcanhares!!! Troque esse hábito pelo uso regular do creme, seus pés e sua manicure vão agradecer!

E falando em manicure, o creme nívea é um ótimo emoliente para as cutículas, além de deixar suas mãos bem suaves. Gosto de passar o creme depois que termino de lavar as louças. Dessa forma, mantenho as mãos macias por mais tempo.

Encontrei informações sobre diferentes usos do Creme Nívea, dentre eles podemos citar a prevenção de assaduras, para remover a maquiagem, evitar o ressecamento de cotovelos e joelhos, amenizar olheiras e até mesmo para dar polimento aos sapatos e bolsas. Mas antes de começar testando tudo, leia atentamente as informações do fabricante sobre o produto encontradas na embalagem, bem como a possibilidade de ocorrência de alergia à algum componente da fórmula.

Não me atrevi a usar no rosto pois minha pele é oleosa com tendência a acne. Pensei em passar ao redor dos olhos para prevenção de olheiras e dos “pés de galinha“, contudo, como o creme não é oftalmologicamente testado, desisti. Mas conheço quem usa como creme antirugas e está supersatisfeita😊.

🎧Audioblog🎧

Audioblog: Bonita, saudável e sustentável. 21/06/2020

Então é isso, essas são minhas dicas de hoje de autocuidado, considerando fatores como acesso aos produtos, relação custo e benefício bem como os 3 R´s da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Dessa maneira, minimizamos o impacto ambiental ao mesmo tempo que ficamos mais bonitas👄.

As (os) seguidoras (es) que acompanham o blog “Cresce e Aparece!” já perceberam que escrevo sobre conteúdos relacionados aos interesses das mulheres, sobretudo daquelas que entraram ou que estão passando pela meia-idade. Depois de fazer uma enquete aqui no blog sobre os temas de maior interesse, os mais votados foram “Reinventar a Vida” e “Coisas interessantes: dicas e atualidades“. Atendendo as preferências, venho revezando a abordagem dos assuntos para agradar a maioria. O próximo post eu vou mesclar os dois temas!

Você não vai perder, vai? 🤩

Grande beijo😘 e até loguinho🤗!

PS* Quero parabenizar a querida aniversariante de hoje: Minha Mãe! Conhecida como “Vovó Tetê” é a crocheteira que eu tenho mais saudade! Quando eu crescer, farei peças tão bonitas quanto as suas (risos)! Muita saúde e alegrias mamãe! Beijos 🥰.

3 comentários sobre “Bonita, saudável e sustentável

  1. Priscila, parabéns para sua mamãe!!!
    Curta-a, bastante, enquanto ela está com vcs!
    Adorei a dica do removedor de maquiagem sustentável. Como Inconfidentes é a terra do crochê vou ver se consigo alguém q faça, por lá.
    Outra coisa, tenho uma prima q usa o creme Nivea para o rosto (especifico) e gosta muito…
    Bjs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s