Você já fez teste de QI (Quociente de Inteligência)? É um instrumento de avaliação proposto para quantificar sua capacidade cognitiva por meio de questões que envolvem, em sua maioria, raciocínio lógico e conhecimentos em matemática. Os testes usados para classificar as pessoas conforme índices estatísticos de inteligência surgiram em pesquisas no final dos anos 1800 e “aperfeiçoadas” com categorizações específicas, considerando como inteligência Normal (ou na média) as pessoas que atingissem pontuação entre 90-109. Se você já respondeu as questões do teste e recebeu uma nota inferior e sentiu-se uma “burrinha“, “larga mão disso, sô!”

Eu também respondi as questões do teste em diferentes momentos e situações, recebi a nota limítrofe… Gente, inteligência não se mede como medimos peso (o termo é massa corporal) ou altura (estatura) na balança da farmácia da esquina. Então, fique tranquila!😉

Eu sei que, muitas vezes, nos sentimos diminuídas após comentários infelizes sobre a nossa (in)capacidade de executar determinadas tarefas e nos pegamos nos comparando com as outras pessoas, como se todo mundo soubesse a resposta, menos nós. Essa percepção que temos sobre a própria inteligência, ou melhor, os significados e os autojulgamentos em que acreditamos piamente, ajudam a minar a nossa autoestima. Pronto, mais uma vez nos colocamos para baixo.

Autoestima é a percepção da pessoa sobre si mesma no sentido de se dar um valor. É construída por meio das experiências de vida, por meio das quais, formamos uma opinião positiva ou negativa de nós mesmos. Adjetivos como “melhor“, “pior“, “confiante“, “inseguro“, entre outros, são decorrentes das auto-avaliações aplicadas, o tempo todo, para nos definir em cada situação. Um resultado inesperado ou insuficiente em um teste de QI pode fazer um estrago considerável em tais avaliações, inclusive quando consideramos nosso estado emocional no momento em que o recebemos.

Então, esqueça esses testes de QI porque vou te contar sobre uma visão muito mais abrangente sobre o conceito de inteligência para que você possa encontrar o seu tipo e aumentar a sua autoestima.

Na época do mestrado conheci a Teoria das Inteligências Múltiplas quando participava de um grupo de estudos na universidade juntamente com uma colega que tinha o tema como objeto de pesquisa de sua dissertação. O psicólogo Howard Gardner, professor de Harvard, propôs a teoria em 1983 defendendo a ideia que não existe um único tipo de inteligência (por ex. a lógico-matemática, avaliada prioritariamente na maioria dos testes de QI). Inicialmente o pesquisador apresentou 7 tipos de inteligência e, mais tarde, acrescentou mais 2 tipos.

Vamos conhecê-los?

1. 🔢 Lógico-matemática: Pensamento lógico, facilidade com números, em fazer cálculos e deduções. 


2. 📚 Lingüística: relacionado à linguagem e as palavras, alta capacidade de se expressar, habilidade de escrita e na aprendizagem de idiomas.


3. 📊 Espacial-visual: imagens, gravuras, gráficos e mapas são reconhecidas e interpretadas com facilidade.


4. 🤸‍♀️Físico-cinestésica: grande potencial para usar os movimentos corporais, as sensações, o toque, o manuseio com a finalidade de aprender e solucionar problemas.


5. 🤜🤛Interpessoal: capacidade de compreender as pessoas, identificar suas intenções e desejos. Preferência pelo trabalho em equipe, pela comunicação com outras pessoas e como consequência, facilidade em se relacionar em sociedade.


6. 🧘‍♀️Intrapessoal: se conhecer e se entender muito bem, facilita a transformação de atitudes, o equilíbrio das emoções e assim, com a autorreflexão evitar vícios ou melhorar hábitos.


7. 🎼 Musical: aptidão para tocar instrumentos musicais, diferenciar sons, compor ou apreciar música compreendendo padrões tonais e rítmicos.

Gardner incluiu a 🌿Inteligência Naturalista, que se refere à capacidade do reconhecimento de espécies da natureza e tendência em aprender e valorizar o mundo natural (plantas, animais🦜, clima) e a 🧎‍♀️Inteligência Existencialista, apresentada pelos indivíduos com facilidade de reflexão e compreensão de questões fundamentais da vida humana. Também sugeriu agrupar as inteligências Interpessoal e Intrapessoal.

Seguindo essa abordagem, mais coerente e abrangente, é possível reconhecer o seu tipo de inteligência e explorá-la melhor. Para isso, encontrei um teste para você identificar a suaaa dentre as inteligências listadas qui. Para acessá-lo, clique 👉 AQUI. Depois, me conta nos comentários qual foi o seu resultado!

Quer saber mais? Dê uma olhadinha nos livros do autor clicando nos títulos abaixo 👇

👉Inteligencia – Múltiplas Perspectivas

👉Inteligências Múltiplas: A Teoria na Prática

Recentemente, fiz um curso online na minha área de atuação profissional e aprendi sobre o conceito de estilos de aprendizagem🧠, que em certa medida, abarca as noções ampliadas de inteligência. Você alguma vez ouviu falar sobre a sigla VARK? Esta sigla significa, em inglês:

  • 🧐V = Visual (visual)
  • 👂A = Aural (auditivo)
  • ✍️R = Read/Write (ler/escrever)
  • 🖐K = Kinesthetic (cinestésico ou movimento corporal)

Essa teoria mostra que nós temos preferências por determinadas estratégias de estudo pela facilidade em aprender usando metodologias específicas ou ao combinar diferentes métodos ou tecnologias de aprendizagem (Estudo Multimodal). Além disso, podemos aproveitar melhor o tempo ou associar recursos disponíveis para otimizar os estudos. Vou apresentar alguns exemplos. Você pode:

  • escutar uma palestra enquanto lava a louça
  • ouvir um podcast para aprender um idioma usando fone de ouvido enquanto limpa a casa
  • usar canetas coloridas para destacar pontos importantes no seu texto e depois agrupá-los segundo a sua lógica de estudo
  • ver e rever vídeos do YouTube que explicam como fazer um trabalho manual
  • fazer videochamadas com um grupo de pessoas para discutir e aprender temas de interesse em comum.

Para saber qual é o seu estilo de aprendizagem acesse este 👉 LINK e faça o teste.

Depois, veja 👉 AQUI algumas explicações e dicas de estratégias de estudo para cada estilo de aprendizagem proposto pela VARK.

Pausa para música!🎸

Escolhi uma música romântica de uma banda de rock que fez muito sucesso na década de 80. Hoje vamos entrar na balada da canção “Forever” do grupo dos “caras pintadasKISS. Porém, não escolhi a versão original, mas a interpretada juntamente com uma Orquestra Sinfônica. Clique abaixo 👇 para relembrar.

Voltando ao nosso texto, alguns pontos relevantes devem ser destacados. Não existe genialidade em todas as áreas. Sempre falo para os meus alunos que ninguém é bom em tudo ou ruim em tudo. Temos habilidades que devem ser incentivadas para que possam despontar. Quanto as dificuldades, devemos nos esforçar, um pouquinho mais, para nos desenvolver e superá-las. Tudo isso é perfeitamente normal! Nascemos com um vasto potencial e estamos aqui para ser o melhor que podemos ser, segundo o nosso empenho. Assim, antes de aceitar julgamentos equivocados sobre ser “desprovida de inteligência“, reveja tudo o que conversamos e pense que, quem emitiu essa opinião a seu respeito, talvez seja apenas desinformado e seu “palpite azedo” merece ser ignorado. Ou melhor, está aí uma oportunidade de colocar em prática sua capacidade de argumentação, explicando que inteligência é muito mais do que essa pessoa imagina!

Bora dar um Up na autoestima!

🎧 Audioblog 🎧

Audioblog: Identificando a sua inteligência para levantar a autoestima. 26/07/2020

Para terminar, não perca na próxima semana a novidade do blog Cresce e Aparece!

Uma nova seção que aparecerá em alguns posts, pensada para aumentar a sua participação neste canal de informação. Apresentarei imagens, vídeos ou depoimentos das(os) leitoras(es) que colocaram em prática as dicas dos posts do blog, que deixaram depoimentos, sugestões ou informações importantes para serem compartilhadas com você.

Então, não deixe de aparecer no blog! Espero seus comentários no final do texto. Siga o blog por e-mail para ser lembrada(o) das novas publicações ou se quiser, envie uma mensagem para webcresceaparece@gmail.com

A gente se fala!

Beijos!😘

2 comentários sobre “Identificando a sua inteligência para levantar a autoestima

  1. Priscila.
    Conheço a Teoria das Inteligência Multiplas há muito tempo e sempre me reporto a ela para motivar a Bia com a Matemática. Mas vc falando dela ficou incrivelmente convincente!!! Deu vontade de ler de novo o livro do Gardner…Admiro sua capacidade linguistica!!!
    Poderiamos fazer chegar seu post para a coordenação das escolas (sobretudo as privadas) q infelizmente têm muita dificuldade de lidar com isso, ainda.
    Os estigmas, os rótulos ainda estão por ai…
    Louca para ver o q vai arrumar no próximo domingo, deixo-lhe um beijão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s