Que tal conhecer e usar outro aplicativo além do Whatsapp? 📱 Não estou falando que ele é ruim, pois é uma excelente opção para fazer chamadas telefônicas (usando a internet) sem gastar nenhum tostão. Tem muita gente que não sai do “Zap” espalhando mensagens de “Bom Dia“, “Boa Tarde” e “Boa Noite” acompanhadas de imagens fofas ou de mensagens curtas cheias de emojis. Muitas são legais ou inspiradoras e a intenção de quem as manda é a melhor possível. O problema está no exagero…

A pessoa que recebe “zilhões” de mensagens diárias torna-se dessensibilizada. Recebe tanta informação de um mesmo remetente, que quando novas mensagens chegam, não se preocupa em verificá-las de imediato por “adivinhar” o conteúdo. Resolve deixar para mais tarde ou deixa pra lá… Nesse caso, ao receber uma mensagem importante ou urgente da pessoa, tendemos a não dar a devida prioridade. É a mesma moral da história do menino que grita “É o Lobo!!!” de brincadeira e quando é de verdade, ninguém acredita…

Então é você quem manda as mensagens? Aff! Dê uma variada nas suas”conexões“!

O Pinterest é uma rede social que vale à pena participar por que acrescenta valor à sua vida. É o paraíso do “faça você mesmo“! Uma rede social onde você compartilha fotos de diferentes temas como hobbies, roupas, artesanatos e tudo o que você imaginar. Posso descrever esse espaço como um grande álbum de fotos virtual no qual você organiza as pastas por temas e cada pasta vai conter as fotos, que se chamam “Pin“.

Um Pin é uma foto ou imagem. Ao clicar nela você é direcionada à um site, à um vídeo do Youtube, à um blog onde há mais detalhes e explicações sobre a imagem. Se você não conhecia, gostou da ideia e interessou em usar o Pinterest, siga esses passos👇:

  • Baixe o aplicativo para poder acessar pelo celular (É grátis!). Clique neste👉 LINK para baixar.
  • Registre-se. Clique em “Criar conta“. Depois, acesse o aplicativo clicando em “Entrar“.
  • Preencha o seu perfil.
  • Organize seus interesses por Pastas.
  • Em cada pasta você coloca seus Pins ou salva os pins de outras pessoas nas suas pastas

Meus interesses são: feltro, artesanatos com tecido, organização, e agora crochê. O Cresce e Aparece! tem perfil no Pinterest. Pesquise e encontre a pasta “blog Cresce e Aparece“. Nela você pode salvar alguns pins de algumas dicas dos posts do blog, tais como: receita de bolo de fubá para fazer na boca do fogão; Peixe grelhado no grill, o Kit da Mulher Esperta para colocar na bolsa; Passo a passo para fazer uma capa para Kindle em tecido e muito mais!

Foi por meio dele, que aprendi a fazer o poncho de crochê 🧶 que eu vou ensinar a fazer de um jeito fácil para quem nunca fez crochê na vida! Eu aprendi há pouco tempo. Iniciei com um cachecol simples 🧣(postei foto neste👉 POST), depois animei em fazer o poncho. Pesquisando, encontrei esse modelo da foto abaixo👇.

Crochetei a peça e quando juntei as partes, não ficou bom quando coloquei no corpo. Parecia que estava faltando alguma coisa… Desmanchei a emenda. Achei outro modelo, uma peça com botões na lateral muito bonito. Veja a foto👇

Decidi fazer a peça do meu jeito, o mais simples possível, com base no modelo do Pin. A peça é um retângulo tecido em “Ponto Alto“. Você não tem ideia do que é isso? Eu também não tinha noção 😅 até assistir ao vídeo direcionado por um Pin do Pinterest.

Depois de pronto, tirei uma foto e compartilhei no Instagram e preparei um tutorial para ensinar a você. Anote os materiais e as medidas das imagens abaixo👇, por que em seguida, vou te explicar o passo a passo para você fazer também!

Para fazer o poncho, eu gastei 200 gr de fio (2 novelos inteiros) e os botões que foram retirados de uma roupa antiga (que serviam como meros adereços sem função de abotoar). Reaproveitei usando na nova peça.

Antes de seguirmos com o vídeo, vamos fazer aquela pausa para música 🎹.

Para o texto de hoje escolhi “Your Song” na voz de Elton Jonh e destaco o seguinte trecho da música👇:

…”Quão maravilhosa a vida é (“How wonderful life is)

Enquanto você está no mundo” (“While you´re in the word)

Your Song – Elton John

Voltemos ao poncho!

Tomei coragem e gravei um vídeo para explicar “Tim tim por tim tim” como se faz (confesso que não fico à vontade na frente das câmeras). Usei a câmera do meu celular para gravar e eu mesma editei com a ajuda da minha filha. Você vai perceber que as imagens não ficaram tão boas quanto você mereceria, mas fiz o possível para publicar um material que fosse útil para as (os) minhas (meus) leitoras (es). Então, peço sua paciência e prometo que vou melhorar!

Se na primeira tentativa de crochetar você não conseguir, não desista! Assista ao vídeo novamente e tente outra vez. Depois do vídeo, vou contar minha experiência com o crochê e deixar algumas dicas que deram certo para mim. Quando terminar de assistir, não esqueça de dar um “joinha“👍 e se inscrever ✍️ na página do Cresce e Aparece no Youtube!

Vamos lá?👇

Agora, vamos as dicas!!!

📌Fazer crochê é um jeito simples e prático de entender o significado de recomeçar.

Caso identifique um ponto errado no meio do trabalho, sinto lhe informar que você vai ter desmanchar um bom trecho da peça e fazer outra vez. Não tem como consertar somente aquele pedaço da maneira você faria com um tecido costurado, ou quando você deleta uma palavra errada da mensagem clicando no teclado do smartphone. O erro no crochê se compara mais com a palavra errada no papel escrita com a máquina de escrever do que digitada e registrada na tela de um computador. Desmanche e recomece! Dá uma raiva momentânea que logo passa e dá lugar a sensação de satisfação de ver o resultado: um trabalho bem feito e bonito!

📌O tamanho da agulha

Com agulha grossa, a peça fica mais maleável, os pontos mais abertos e a produção rende mais. É uma ótima opção para iniciantes que querem ver logo o trabalho pronto para vestir a sua “Obra de Arte”.

📌A escolha do fio

A hora de escolher o fio é uma maravilha! A variedade de cores, tipos, texturas e gramaturas é imensa. Dá vontade de comprar kilos de fios diferentes. Mas, calma, respira! Vamos aos critérios de escolha para ajudar na decisão. Saque a calculadora para fazer as contas, pois há novelos de 40 gr, 100gr, cones com pesos e metragens diversas. Faça os cálculos e confira o que mais compensa.

Atente-se as especificações de cada fio, por exemplo, fio sintético, natural, de algodão, antialérgico, tipo de tingimento, barbante, fios mais grossos (mais adequados para vestuário de inverno) ou fios mais finos (para roupas de verão ou trabalhos mais delicados). Muita vezes, as embalagens trazem orientações sobre o tamanho da agulha de crochê ou de tricô mais adequados para serem usados com aquele fio.

Os fios de malha estão super em alta! São ecológicos, pois são produzidos com o reaproveitamento de resíduos têxteis. Há muitas ideias além de vestuário para quem é iniciante, como os objetos de decoração. Você consegue fazer tapetes, capa de almofadas, jogo americano de mesa, entre outros. Perceba que todas essas peças podem ser feitas à partir de um retângulo ou um quadrado tecidos à mão usando um único ponto de crochê.

Com a finalidade de incentivar 🤜🤛 as leitoras do blog para entrada no mundo dos trabalhos feito à mão, compartilho com vocês um local onde você vai encontrar os apetrechos necessários para começar. Veja os produtos disponíveis no Ponto do Crochê acessando a página do Instagram👇

E tem mais! Se você é da cidade de Lavras (MG) e quer ganhar um brinde 🎁para começar a crochetar em grande estilo, o blog Cresce e Aparece! com a loja Ponto do Crochê vão sortear o seguinte brinde 👇:

Para participar, acesse o seu Instagram e siga os seguintes passos👇:

  • Curta esta publicação da página do Instagram do Cresce e Aparece!
  • Siga as páginas @cresceaparece e @pontodocrocheh.
  • Marque 1 amiga(o) nos comentários da publicação.
  • Cruze os dedos🤞, pois o sorteio será no dia 22/08/20, sábado às 10 horas e será transmitido Ao Vivo no Instagram (usarei o Sorteiogram)

Publicarei o nome da(o) ganhador(a) no próximo domingo dia 23/08/20 aqui no blog e nas demais redes sociais do Cresce e Aparece!

Se você for a(o) sorteada(o), busque pessoalmente o seu prêmio na loja Ponto do Crochê

  • Contato: (35) 988089998
  • Endereço: Avenida Pedro Sales, n°135 (próximo à estação da Zona Norte).
  • Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 9:00 às 11:30 e das 13:00 às 18:00 horas.

O prêmio estará reservado até o dia 28/08/2020.

Não se esqueça! Caso a(o) vencedor(a) do sorteio não apareça para retirar os produtos na loja, “perderá a vez” e sortearemos novamente para presentear outra(o) sortuda(o)!

Não perca tempo! ⌚ Corre lá 🏃‍♀️ e concorra!

🎧Audioblog🎧

Audioblog: Tecendo experiências. 16/08/2020

Para terminar, quero deixar aqui o meu relato de admiração às mulheres e homens que fazem do crochê uma verdadeira arte! Eu sou novata no mundo do crochê (da pintura, da costura, do artesanato com feltro e de outras coisas mais). Sou uma mera pintura à guache de criança em meio às telas de Van Gogh e Monet. Uma aranha entrelaça suas teias com pontos muito mais elaborados do que o meu simples “Ponto Alto“. Por esses e outros motivos, deixo o meu agradecimento e o apoio do Cresce e Aparece! àquelas(es) que fazem da arte do crochê, o seu sustento.

Grande beijo 😘e até domingo!

7 comentários sobre “Tecendo experiências

  1. Aprendi a fazer crochê há 2 anos e gosto muito dos amigirumis.
    Adoro a contagem de pontos que sempre variam de uma carreira para outra.
    Já fiz algumas peças, comecei fazendo para ajudar a controlar a ansiedade e funciona super bem. Sempre que faço tenho postar na minha página (@marellapimenteira).
    E sempre presenteio alguém.
    Só fiz um para mim, a vovozinha porta agulhas.

  2. Eu tenho o Pinterest, já tive a mesma conta com 40 pastas, por algo que não gostei, deletei tudo, e aí comecei de novo, o recomeço foi com tudo relacionado ao Teclado, partituras, ensinamentos, etc., quanto ao Whatsapp e as figurinhas, gosto muito, como não posso digitar, nem deveria estar digitando agora, uso muito o bom dia, boa tarde, boa noite e muitas outras carinhas, mas depende com quem, e quem impõe muita coisa, deixo de lado, mas tem quem entenda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s