Para o post de hoje partirei do exemplo de uma mulher influente e bem sucedida chamada Luiza. Essa mesma, a dona da Magalu! Tenho muita admiração pela Luiza Helena Trajano, por sua trajetória de luta em um mundo de negócios majoritariamente masculino. Não foi por acaso que ela chegou em um patamar profissional de destaque nacional e internacional, uma vez que apresenta características de uma empreendedora a frente de seu tempo, além de ser uma ativista incansável no incentivo do crescimento e empoderamento das mulheres por meio da capacitação em áreas diversas.

Com as minhas antenas da aprendizagem ligadas, assisti a uma Live interessantíssima no Instagram com o título: “Luiza Trajano me deu uma lição“. Tomei nota de 5 pontos importantes para conversarmos aqui no blog:

🐝🌺1. Acredite no seu potencial

Nas palavras dela: “Não tenha dó de você!“. Colocar-se no papel de sofredora requer menos esforço para mudar e talvez uma desculpa plausível considerando tudo que você já passou como mulher, mãe, esposa, trabalhadora … Isso mesmo, passou! O que você viveu até aqui lhe trouxe experiência e discernimento quantos aos critérios a considerar para guiar as suas próximas escolhas.

🐝🌺2. Crenças equivocadas

Embora isso venha mudando, as mulheres não foram criadas para valorizar o investimento na própria educação ou aprimoramento. E não estou falando da educação formal como cursar o ensino fundamental, médio ou superior, mas na capacitação continuada, mesmo depois da faculdade, do marido, dos filhos, dos netos e tudo o mais. A Luíza dá um exemplo sobre esse ponto: “Pagamos facilmente por uma bolsa e não pagamos por um curso“.

As mulheres precisam valorizar o conhecimento. É o melhor investimento do mundo! Mesmo vivendo em uma grande crise (financeira, conjugal, existencial), nunca haverá prejuízo relacionado à esse investimento. Pelo contrário, esse recurso vai te fazer solucionar mais facilmente os seus problemas e passar com mais segurança pelas situações desafiadoras que estão por vir.

🐝🌺3. O erro é natural

Luiza aconselha: “Não tenha medo do erro!”. Conversamos um pouco sobre esse tema no post 👉”Lidando com o erro“. Quando sentimos esse medo, paramos de tentar, e apresentamos um bloqueio no sentido de nos preservar do julgamento das pessoas. Além do mais, o medo de errar paralisa minando a criatividade tanto no trabalho quanto em outras esferas da nossa vida.

🐝🌺4. Iniciativa

Duas frases da mentora Luiza “Faça acontecer!” e “Coloca na prática!” resumem muito bem o que é iniciativa. Não fique aguardando o “melhor momento” para iniciar um novo projeto, emagrecer um pouco para iniciar as aulas de natação, o filho crescer para voltar aos estudos ou ao mercado de trabalho. Você já observou uma passarinha ensinando o filhotinho a voar? E uma mãe ensinando o filho a andar de bicicleta? Tombos acontecem! Mas se não houver a prática, se você não “meter as caras“, vai continuar vivendo no mundo da lamentação. Não deixe tudo para o “depois perfeito” por que ele não existe. Se não há oportunidade, construa uma! Construir leva tempo, aprendizagem, determinação… Está fazendo o que aí parada? 🦥Bora ter iniciativa!

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”

São Francisco de Assis

🍯5. O propósito

Você tem um propósito? Tinha um e não deu certo? Está perdida e não tem certeza sobre esse assunto? Para te ajudar a pensar (e me ajudar também), comece respondendo as seguintes perguntas:

  • Qual é a sua paixão?
  • Você tem facilidade para fazer o quê?
  • Por quais qualidades você é reconhecida?
  • Você já tentou escrever seu propósito num papel? (Veja o post 👉”Escrever, recordar e viver“).
  • Há uma lista de propósitos registrada nesse papel? Numere por ordem de importância e fique com os 5 primeiros para refletir melhor mais tarde.
  • Alguma vez você seguiu sua intuição à respeito de algo e o resultado das suas ações trouxeram satisfação à você e à outras pessoas?
  • Lembre-se dos momentos que levaram às sensações de alegria, realização e plenitude. O que você estava fazendo nesses momentos?

Talvez essas perguntas possam nos ajudar a encontrar o nosso verdadeiro propósito de vida.

Outra dica bem legal para as pessoas que estão iniciando o próprio negócio impulsionadas por um novo propósito é o Livro 👉”Comece pelo Por quê do autor Simon Sinek (mencionei em outro 👉POST). O livro foca nas principais característica de um bom líder e a clareza que o mesmo tem à respeito do seu Porquê (se preferir, propósito). Um pouquinho do que você encontra no livro👇:

“Grandes líderes personificam uma noção de propósito que inspira os que estão à sua volta”

“O papel de um líder não é ter todas as grandes ideias, mas criar um ambiente no qual as grandes ideias possam surgir”

Simon Sinek – Comece pelo Por quê

Pausa para a música 🎸

No sentido de balançar o esqueleto e chacoalhar a poeira no estilo bem conhecido da Ana Maria Braga “Acorda Menina! Vem Cá“! A música de hoje serve para injetar um combustível aditivado para te impulsionar para frente. Entre no ritmo com a música “Start Me Up” – The Rolling Stones.👇

#Valeu a Dica!👍

O #Valeu a Dica! de hoje vai contar com o depoimento da Leitora Maresha deixado nos comentários do post da semana passada 👉 “Tecendo Experiências“, no qual falei sobre o crochê. Maresha foi minha aluna (faz um tempinho!). Mulher de iniciativa e muito competente em tudo o que faz! Veja o que ela disse👇:

Agora, aprecie😍 alguns dos trabalhos em crochê da Maresha👇:

Um beijo de crochê

Voltando ao nosso assunto, para te dar uma forcinha extra, vou indicar 3 grupos formados por mulheres e com excelentes propósitos que eu sigo no Instagram (somente indico algo que realmente conheço e confio). Você pode acompanhar e/ou participar clicando nos links abaixo 👇. Vamos lá?

🐝🌺1. Grupo mulheres do Brasil

O grupo começou em 2013 com a união de 40 mulheres de diferentes segmentos sob a presidência de quem? de quem??? Da Luiza, uai!!! Atualmente são mais de 48 mil participantes no Brasil e no exterior (100 núcleos) que se engajam em discutir e atuar em diferentes temas (21 comitês). Os valores do Grupo são:

  • Agir com leveza
  • Dar aconchego
  • Ter atitude 
  • Fazer acontecer
  • Promover impacto social mensurável
  • Buscar diversidade

Espia só👇

🐝🌺2. MEL – Mulheres empreendedoras de Lavras👇

Criado em 2018 e, atualmente contando com a participação de mais de 250 mulheres, o grupo MEL tem a intenção de “capacitar e fortalecer o grupo de empreendedoras, para que elas possam crescer, utilizando de suas capacidades, mesmo diante de cenários às vezes adversos”, comenta 👉Glaucya Souto, analista do Sebrae Minas, em Lavras. Leia um pouco mais sobre o grupo clicando abaixo👇

View this post on Instagram

Empreendedorismo feminino – Momento e desafios das mulheres empreendedoras Diversas pesquisas têm indicado que o empreendedorismo feminino vem crescendo devido ao simples fato das mulheres possuírem características naturais que as favorecem neste segmento. Entre elas estão: As mulheres empreendedoras prestam atenção maior a detalhes, são intuitivas e muito sensitivas, características que melhoram seu desempenho na gestão de negócios; As empreendedoras tendem a aliar as principais características femininas, como sensibilidade, intuição e cooperação, com atitudes desbravadoras como coragem, determinação e iniciativa. Isso faz com que as coisas aconteçam mais facilmente para Elas do que para Eles; Mulheres tendem a investir mais em capacitação. Pesquisas mostram que a proporção de mulheres empreendedoras com Ensino Médio é duas vezes maior que a de homens; Outra característica do empreendedorismo feminino é que as mulheres buscam muito mais informações sobre o negócio que pretendem abrir do que os homens. Além disso, as mulheres costumam buscar informações no Sebrae em número muito maior do que os homens; As mulheres empreendedoras, em sua grande maioria, costumam ser mais atenciosas e cuidadosas com os clientes, o que cria um cenário propício à fidelização dos mesmos, criando assim um negócio com uma base sólida e duradoura de consumidores; Finalmente, as mulheres tendem a conciliar melhor suas atividades profissionais com as atividades pessoais, o que dá mais estabilidade ao negócio, uma vez que problemas pessoais não têm tanto impacto sobre o dia a dia da empresa. Não se trata de dizer que as mulheres são melhores do que os homens, mas que o empreendedorismo feminino traz para o cenário empresarial, algumas características natas das mulheres que acabam impactando positivamente no dia a dia dos negócios.

A post shared by MEL (@mulheresempreendedorasdelavras) on

🐝🌺 3. ACAE Academia da Autoestima

A Nadinne também foi minha aluna e orientada quando morei em Cuiabá, MT. É fundadora da ACAE, liderando um trabalho significativo para muitas mulheres que a acompanham no Instagram. Na sua página, ela une (com muito alto astral) exercício físico, bem-estar e autoconhecimento.

Nas palavras dela “… ACAE Academia da Autoestima nasceu com intuito de ajudar e acolher mais mulheres tanto com relação ao movimento físico, mas, conectando com o movimento interno mesmo, emocional!”

Vale a pena prestigiar juntando-se à ela nesse movimento.👇

View this post on Instagram

Bom diaaaa minha mulher ACAE 🌷 . Ontem eu fui tocada por uma mensagem linda que a @carolcantelli falou e resolvi falar sobre isso com você, que já tem um tempo quero dividir isso com você!🌷 . De 2018 pra cá eu definitivamente não sou mais a mesma pessoa, tudo que aconteceu na minha vida desde a minha stafa pessoal, minha cirurgia de endometriose e mioma e perceber o quanto precisava cuidar de mim, me mudou profundamente, mudou as minhas atitudes a meu favor, mas, o que eu percebi foi que na real eu deixei florescer e não mais tive medo dos julgamentos, dos olhares e da validação das pessoas pra fazer, falar, criar e desenvolver o que eu acredito e que sempre teve dentro de mim! 💕 . E como muitas de vocês sabem deste processo meu pessoal, de entender as minhas dores e querer me transformar a ACAE Academia da Autoestima nasceu com intuito de ajudar e acolher mais mulheres tanto com relação ao movimento físico, mas, conectando com o movimento interno mesmo, emocional! 🦋 . E aí que como sempre acontece, tem a galera que julga, que não te apoia, que não se identifica com seu trabalho, que deixa claro, que acha que você tá invadindo outra área! Sim!! Porque eu passei a falar sobre emoções, e como uma professora de educação física que só aprendeu na faculdade jogar bola ( que é o que muitos pensam) vai falar sobre emoções? Com que base? Com base em mim, na minha intuição, na minha experiência de vida e profissional de quase 13 anos trabalhando com mulheres, de uma imersão em muitos cursos, livros, estudos que me dão respaldo técnico e ferramentas pra fazer o que faço. ✅ . A minha resposta é o meu trabalho, a ACAE tem tocado o coração de muitas mulheres, talvez não dê todas e tá tudo bem nisso, mas, sei que muitas precisam do que eu acredito que é na educação das suas emoções atrelada ao movimento, da importância desta conexão com você mesma até pra sair do sedentarismo, e sim se acolher, se conhecer e transformar o que for necessário! 💕 . E é sobre isso que eu quero te falar enquanto você precisar da validação das pessoas, você não vai ser quem realmente é! Portanto resgate sua alma, não valorize que não te valoriza, acredite em quem você, tome posse e voe!!🦋 . .

A post shared by ACAE Academia da Autoestima®️ (@nadinne.academiadaautoestima) on

Para terminar, vou te mostrar quem foi a sortuda que venceu o 👉 sorteio do Instagram na página Cresce e Aparece, que aconteceu ontem de manhã 👇(dia 22/08/2020 às 10 horas).

A ganhadora do sorteio foi @cynthiacoelhocosta. No total, entraram para o sorteio 131 comentários. Agradeço as curtidas e a todas(os) as(os) seguidoras(es) das páginas do Instagram @cresceaparece e @pontodocrocheh. Olha ela aí!👇Parabéns!!!

🎧Audioblog🎧

Audioblog: Um novo propósito. 23/08/2020.

Não foi desta vez? 😞Não desanime! 😊 Estou preparando muitas novidades para você, ideias, dicas e oportunidades! Então, não perca os novos posts do 👉 Cresce e Aparece!

Deixe seus comentários e sugestões de temas para melhorarmos, cada vez mais, a qualidade e a utilidade dos nossos textos. Não se esqueça de espalhar as dicas do blog com a família e com os amigos! Para isso, compartilhe os posts nas suas redes sociais!

Grande beijo 💋 e até breve!

Ps*Não repara na minha primeira live de sorteio 😬. Não sabia onde olhar na câmera e a filmagem do notebook ficou registrada na horizontal🤪. Estou tentando melhorar❤️… Aceito suas dicas! 😉

6 comentários sobre “Um novo propósito

  1. Muito obrigada por falar do meu trabalho com tanto carinho! Me senti lisonjeada e aproveito pra parabenizá-la por este trabalho maravilhoso aqui no blog! Está tudo muito lindo, escrita sensível e cheia de ensinamentos! Prazer imenso poder participar! Gratidão! 💓🙏🏽

  2. Oi Priscila, como sempre, adorei o assunto do blog, hj. Parece q não, mas são muitas as mulheres q não confiam e nem desenvolvem seu potencial, simplesmente pelo gênero. É td uma questão de educação e cultura… O patriarcado e o machismo ainda são fortes em nossa sociedade.Por isso uma dica dessa sua é tão pertinente e valiosa.
    Compartilhando.
    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s