Conhecida como a mais colorida das estações, a primavera chega no dia 22 de setembro trazendo renovação com suas flores e frutos. A cidade onde vivo é conhecida como a “Cidade dos Ipês“, árvore que se enche de flores não dando chance para as suas folhas aparecerem, pintando as suas copas de branco, rosa ou amarelo – a minha cor favorita. E nem preciso mencionar que o Girassol🌻 é uma das minhas flores prediletas, além, é claro, do Copo de Leite 🌿e das Margaridas🌼🌼🌼 (no plural, pois elas são mais bonitas em grupo). Pintei uma tela com a figura de margaridas usando uma técnica muito fácil de pintura por números recomendada 👉NESTE post. Dê uma olhadinha lá 🔍.

Cuidar de plantas é terapêutico!🌱 O aroma das flores é calmante e a execução das tarefas de cuidado com as plantinhas como regar, adubar e podar as folhas é uma forma de se conectar com a natureza. Mexer na terra, participar do processo de plantio da semente ou da muda e acompanhar o nascimento do broto e depois da flor, é um convite à contemplação a vida!

Para você ter uma noção desse uso terapêutico, a Hortoterapia 🌾é a proposta do projeto de extensão 👉“Compostagem, horta e jardinagem: cuidando da saúde, mente e planeta” da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A proposta foi destaque da Revista Saúde, mostrando que é possível unir iniciativas para promoção da saúde pela alimentação saudável, saúde física e mental além da sustentabilidade. Vale a pena conhecer!

Se você mora em apartamento ou não tem tempo para cuidar das plantas, o ideal é começar pelos cactos 🌵ou pelas suculentas 🪴. Não tenho muito jeito com plantas, mas garanto que com esses tipos, não tem erro! Aprendi que para ficarem vistosas, essas plantinhas precisam ficar em um local ventilado, com sol indireto e pouca água (aproximadamente 1 colher com água por semana para vasos pequenos). Veja como é fácil alegrar a sua casa sem demandar seu precioso tempo!

Para incentivar as leitoras do blog, fiz uma parceria com a “Flor do Dia“: Você adquire as suas novas plantas e ganha um brinde! Para isso, siga os 3 passos a seguir:

  1. Siga o blog Cresce e Aparece! por e-mail 📩conforme a indicação da figura abaixo 👇 (role o cursor para o final da página para encontrar o local)

2) Entre em contato com a Flor do Dia 💐 pelo Instagram, Facebook ou Whatsapp (clique nas imagens correspondentes abaixo para ser direcionada a rede social da sua preferência), mostre que é seguidora e compre R$30,00 em plantas da sua escolha (são lindas!)👇

View this post on Instagram

Rosas do deserto disponíveis

A post shared by Flor do dia (@flordodia.jaky) on

3) Depois de fazer suas compras (acima de R$30,00), ganhe o vasinho de uma suculenta 🪴igual ao da foto👇

Se você é daquelas que vê uma flor ou planta pelo caminho, acha linda mas não tem ideia do seu nome, achei 5 aplicativos para identificar plantas por fotos neste 👉SITE para te ajudar a encontrá-las. Você tira uma foto da planta com o seu celular e o aplicativo te mostra a ficha completa da plantinha. Dentre os aplicativos, o mais legal (por que é gratuito) é o 👉iNaturalist, uma iniciativa conjunta da Academia de Ciências da Califórnia com a National Geographic Society.

Agora, se você quiser aprender mais sobre o uso das plantas medicinais para a manutenção da sua saúde, recomendo o curso online gratuito 👉”Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Agentes Comunitários de Saúde” promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Comunidade de Práticas (CpP) e o Instituto Communitas para o Desenvolvimento Humano e Tecnológico (COMMUNITAS). Eu já me inscrevi!

Pausa para a música do post!🎼

#Dica de música do blog#

A música do post de hoje vem com o beijo de uma rosa 🌹. É de arrepiar esse compasso de valsa com a melodia entoada pelo cantor Seal falando de amor e de desabrochar. Veja um trecho da música (em português):

“…e agora que a sua rosa está desabrochando, uma luz atinge a escuridão cinzenta”

Kiss from a Rose – Seal

Com vocês a música: “Kiss From a Rose”👇

Voltando ao nosso assunto, você percebeu que as plantas não são somente “boniteza“? São remédios oferecidos pela natureza! Então, aproveite!

Já havia ouvido falar vagamente sobre os Florais de Bach e lido superficialmente sobre o assunto, mas nunca recorri a eles quando necessitei. Na verdade, talvez eu não estivesse tão convencida à respeito dos seus efeitos. Resolvi experimentar, depois que uma amiga enfermeira me explicou os fundamentos dessa terapia. À partir do que eu aprendi com ela e com as pesquisas subsequentes que me empenhei em fazer, falarei sobre pontos principais da Terapia dos Florais. Então, vamos para a seção Valeu a Dica!

#Valeu a Dica#

Na seção de hoje falarei da amiga e leitora Flávia, uma mulher sensível , de voz doce e fraternal. Foi ela quem me apresentou o livro “Florais de Bach: uma visão mitológica, etimológica e arquetípica” do autor Henrique Vieira Filho. Ela me contou que faz uso próprio das essências, indica aos seus filhos e ministra até para animais de estimação. Procurei a referida obra para deixar o link aqui no post, mas em várias buscas, o resultado era “indisponível” ou “esgotado“. Talvez você o encontre em algum Sebo da sua cidade.

Os florais são 38 essências à base de plantas e flores desenvolvidas pelo Bach, não o pianista compositor, mas o Dr. Edward Bach (Acesse o livro 👉Os Doze Remédios e Outros Remédios).

Cada uma das suas essências está associada à uma emoção.  De modo geral, com a mistura dos remédios apropriados, a pessoa pode encontrar a fórmula correspondente ao estado emocional que ela se encontra em determinado momento. A cura vem desse equilíbrio que levará a saúde do corpo. A simplicidade é a base do sistema de Bach. Conforme descrito no site 👉O Bach Centre, o próprio médico que desenvolveu a Terapia de Florais profetizou:

“…ele escreveu sobre um hospital do futuro em que os médicos tratariam seus pacientes como indivíduos, onde os pacientes entenderiam a natureza de seu desconforto e onde o medicamento curador da natureza nutriria seus sentimentos e seus sentimentos, a alma.”

Quando adentramos nos conhecimentos à respeito das características de cada planta, compreendemos como cada uma delas atua nos pontos desequilibrados do organismo. Você encontra facilmente pequenos guias de orientação para a seleção dos florais em farmácias de manipulação, mas pode também acessar 👉AQUI e selecionar a combinação dos florais adequados para a sua condição. A escolha é fundamentada no autoconhecimento., e para isso, faça algumas perguntas para si:

🌷O que você sente?

🌺Quais são os seus pensamentos?

🌸Você está passando por um período difícil?

🌼Reflita sobre a sua personalidade? Como você se vê?

🌻Identificou as suas emoções presentes? Agora, tente identificar as plantas que apresentam as mesmas características.

As fórmulas devem contar com, no máximo, 6 florais. Se você achar que se enquadra em um número maior de plantas, selecione as mais urgentes e as utilize por uma semana continuamente. Em seguida, a confusão inicial vai se amenizar e você vai enxergar melhor o que realmente sente (e precisa), facilitando a escolha da fórmula. São 4 gotas da essência a serem tomadas por 4 ou 6 vezes ao dia até que ocorra a melhora.

Além disso, há uma fórmula pronta, o Rescue Remedy, para ser usada em situações emergenciais. Por ser abrangente, essa combinação de florais conduz a melhora no quadro geral do indivíduo. É usada, muitas vezes, quando há dúvidas sobre a melhor combinação para a pessoa ou ainda, quando existe impossibilidade de uma avaliação do seu estado emocional.

O Rescue Remedy é composto pelos seguintes florais:

  • Cherry Plum
  • Clematis
  • Impatiens
  • Rock Rose
  • Star-of-Bethlehem

É importante ressaltar que, embora você possa fazer uso pessoal dos florais, esse recurso é considerado uma terapia complementar que não dispensa o acompanhamento do profissional de saúde na condução do tratamento convencional (com indicação de outros medicamentos, por exemplo) ou da utilização de outras terapias associadas, indicadas para tratar o seu caso em específico (psicoterapia, fisioterapia, entre outras).

Clique na figura abaixo 👇para conhecer outra obra importante sobre o assunto e se aprofundar nesse rico conhecimento.

Há muitas outras técnicas que se fundamentam no poder de cura das plantas, das águas💦 ou dos minerais. Em outros posts explorarei mais conhecimentos sobre esse assunto e me aprofundarei em pesquisas para poder compartilhar com você.

🎧#Audioblog🎧

Audioblog: Desabrochando com as flores. 20/09/2020

Além do mais, precisamos estar mais atentos à nossa natureza íntima e a natureza a nossa volta: as árvores, os pássaros, os frutos… Olhar para frente, para os lados e olhar para o céu para não nos juntarmos a geração de “zumbis” que só olha para baixo e para a tela do smartphone.

É preciso enxergar o lado positivo das situações, dos lugares e das pessoas. Contemplar o esplendor da florada do Ipê, olhando para cima (e não para o chão, reparando “a sujeira” de pétalas caídas na calçada). É preciso olhar para dentro para reconhecer e valorizar o seu “eu a cada desabrochar. É preciso atentar-se ao que realmente importa e ter a certeza que temos tudo o que precisamos para sermos felizes ao nosso alcance.

Então, não perca tempo!

Grande beijo 💋e até breve!😉

Ps*Hoje é um dia muito especial, o aniversário do meu grande amor e por isso, o meu beijo especial vai para você Gustavo.

Amore mio ❤️

Tu sei il sole del mio giorno☀️

Voglio invecchiare con te 💞

6 comentários sobre “Desabrochando com as flores

  1. Oi Priscila.
    Sou fã dos chás e, por isso, adorei suas dicas de hj.
    Se a gnt não olhar para cima e contemplar as flores dos ipês, vai mesmo perder muita coisa q a mãe natereza tem a nos aferecer!!!
    Dê nosso abç carinhoso ao Gustavo pelo seu aniversário.
    Obs. Enzo e Beatrice gostam de tomar chá? Aqui em casa só eu e Vanderlei…
    Bjs para vc…

  2. Que lindo Pri, como é bom e agradável ler seus posts, amei, muito obrigada por poder participar, estou a disposição das leitoras será um prazer conhecê-las, e vamos florescer a vida ❤️🌻🌵

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s