Você sabe o que significa blog? É uma palavra que vem do inglês originada da contração dos termos ” Web e Log ” ou weblog ou ainda blog “diário da rede ” ou diário online. Por isso, um blog pode ser recheado de artigos informativos, experiências pessoais e notícias. Em meio a tantas palavras estrangeiras, aportuguesadas ou incorporadas no nosso idioma, poderíamos ter um dicionário ou uma lista de abreviações para nos orientar. Vlog tem a mesma função de um blog, mas a divulgação das informações acontece por meio de vídeos (Ex. Youtube ). Outra derivação é o Study Vlog, um termo que representa um Vlog com objetivo de ensinar a “estudar“. Nele são abordados conteúdos relacionados com matérias escolares, motivação para estudar, técnicas de estudo, estratégias para lidar com a quarentena online.

Você deve ter observado que os adolescentes que tem em casa (conhecidos como filhos) vivem assistindo Youtubers no celular ou lendo textos de bloggers (embora com menor frequência). Talvez você queira indicar para eles alguns canais mais proveitosos para os estudos como um Study Vlog. Então, indico alguns sugeridos no 👉Blog For Me de uma jovem blogueira portuguesa. Dê uma olhadinha.

Para aproveitar “a viagem” há blogs de educação que valem a pena seguir, tanto por nós da turma dos “enta” (para ficarmos antenadas com o mundo a nossa volta) quanto para a turma dos “teen” (que precisam de informação passada de forma simples e respeitando a sua linguagem). Clique nos links para conhecer👇.

👉Porvir – Inovação em educação

👉Agência Jovem de Notícia

Quando ouvia a palavra “blogueira” as imagens que vinham à minha cabeça eram de jovens desocupadas testando produtos de beleza para publicar resenhas ou gerar “tendências“, bem como de garotos nerds pálidos, mas experts em jogos de videogame. Puro preconceito!

Quem diria que eu também seria chamada de blogueira pelas minhas amigas! Na verdade, bloguenta ou blogueira de quarenta! O 👉Cresce e Aparece! surgiu com a ideia de escrever um blog com conteúdo que acrescenta algo para a vida das pessoas, principalmente das mulheres que não tem tempo a perder.

As blogueiras dos “enta” são cada vez mais comuns de se encontrar na web. Há Bloggers e Vloggers de diferentes idades. A Youtuber mais velha do mundo, reconhecida pelo 👉Guinness Worlds Records, tem 90 anos! Hamoko Mori é uma japonesa fera em videogames que faz vídeos sobre o tema. Conhecida como “Vovó Gamer“, Hamoko conta que seu primeiro console foi adquirido em 1981 e diz que achava injusto que fosse indicado somente para crianças, pois jogar era muito divertido.👇

Nas minhas pesquisas, percebi que os assuntos mais abordados pelas blogueiras com 40 anos ou mais estavam na categoria “Moda e Estilo“. Mas tem um pessoal que “bota para quebrar” não somente com esses, mas com outros assuntos. 👉Cris Guerra tem quase 50 anos e é um exemplo de bloguenta que começou escrever usando a escrita terapêutica como estratégia de superação de uma árdua situação pessoal. Cris começou em 2007 com o Blog “Para Francisco”. Os posts eram uma espécie de conversa com o filho sobre o seu pai Guilherme, falecido devido à uma parada cardíaca aos 38 anos. O conflito de sentimentos de alegria com o recém nascido e de perda do marido transbordaram na sua escrita na época. Francisco cresceu, Cris começou a escrever sobre moda e autoestima (👉”Hoje vou assim“) e logo se tornou escritora, palestrante e empreendedora digital. Com esses exemplos, garanto que o prejulgamento que mencionei no começo do texto tenha sido diluído ou evaporado. É ou não é?

Agora vamos para outro termo: “Perennials“. Você já ouviu falar sobre isso? Li em um artigo no site 👉vocesa.abril.com.br publicado em meados de junho e aprendi um pouco à respeito do tal conceito. No texto a autora menciona alguns termos que traduzem as gerações de acordo com a data de nascimento, como a Geração X como aquela que compreende os indivíduos nascidos de 1965 a 1981 (eu me enquadraria nesta) e a Geração Z para aqueles que nasceram depois dos anos 2000. Tais gerações podem ser caracterizadas por determinados traços de personalidade, comportamentos, valores ou padrões. Contudo, o novo termo não considera a idade como um fator determinante , e é usado para as pessoas consideradas “perenes”, ou seja, indivíduos atemporais que não poderiam ser encaixados em apenas uma categoria geracional por apresentarem gostos e hábitos de diferentes gerações. Na verdade, é a atitude o fator mais importante. O artigo, escrito por uma psicóloga organizacional, fala da importância desse termo para se evitar rótulos (falei disso neste 👉POST) e lidar com diversidades e adversidades da atualidade. Parece-me que as leitoras do Cresce e Aparece! são “Perennials”. O que você acha? Deixe sua opinião nos comentários.

Antes de finalizar o texto, vamos para a seção das Dicas.

#Valeu a dica

No Valeu a dica de hoje vou trazer para você uma dica fresquinha, o lançamento do segundo livro da querida professora universitária, enfermeira, socióloga e agora escritora Ana Bretas (foi minha orientadora de doutorado). No dia 29/10/20 foi transmitida uma Live no Youtube com um bate-papo com a Ana e outras autoras de obras publicadas pela Editora Jandaíra para lançar o livro “Cem Vezes Uma”. Ana descreve a obra da seguinte maneira:

“É uma coletânea composta por cem histórias curtas, sobre situações singulares presentes no cotidiano feminino. Os títulos dos contos são nomes de jogos, brinquedos, brincadeiras, um convite ao leitor para explorar sentimentos e sensações.”

A transmissão ficou gravada e você poderá assistir ao vídeo clicando no link abaixo👇 (Livro garantido na minha lista de leitura).

Agora, vamos para a música do post!

Música do Post 🎼

A música de hoje é de uma das bandas favoritas do meu filho. Confesso que não aguento mais ouvir as outras músicas do Imagine Dragons que tocam na TV da sala, no notebook ou no smartphone do meu mais velho! Há algum tempo ouvi a música Bad Liar e gostei tanto da melodia quanto da letra. Foi quando eu resolvi assistir ao clip oficial da canção e me deparei com uma coreografia sensacional de uma jovem que fez da música algo ainda mais interessante. Então, cedi à sugestão de colocá-la no blog! Assista abaixo 👇.

🎧Audioblog🎧

Audioblog: Bloguenta, sim senhor! 01/11/2020

É isso! Espero que tenha gostado do post da bloguenta que lhes fala em todos os domingos. Se gostou, compartilhe com todo mundo e deixe suas opiniões.

Estou te esperando na próxima semana! Está imperdível!

Grande beijo 💋 e até mais!

Ps* Quero deixar meu agradecimento carinhoso para a minha filha que me ajudou na digitação do texto enquanto eu “adiantava o almoço” com o meu marido. Beijim 💋da mamãe!

3 comentários sobre “Bloguenta, sim senhor!

  1. Sempre aprendendo c vc, Priscila!!!
    Tbm acho q esse negócio de classificar as pessoas não é muito legal, não.
    Bjs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s