Consumimos bastante azeite de oliva em casa. Todos gostam de despejar o azeite num prato, salpicar um pouquinho de sal e molhar fatias de pão para abrir o apetite antes das refeições (principalmente quando o prato principal é uma massa🍝).

O óleo de oliva também é carregado de simbolismo. No Antigo Testamento está descrito como eram os seus usos naquele tempo. O uso do óleo fazia parte da iniciação aos ofícios dos profetas, sacerdotes e reis. Tais pessoas importantes eram ungidas com óleo de oliva misturado com ervas aromáticas. Na bíblia podemos encontrar uma receita de como preparar o óleo perfumado sagrado que os sacerdotes usavam nos templos (👉Êxodo 30:22-25). Não sei se você sabe, mas a palavra “Cristo” significa aquele que é ungido, consagrado, uma palavra única e usada especificamente a Jesus.

O EVOO (Extra-Virgin Olive Oil/Óleo de Oliva Extra Virgem) é um dos segredos de beleza da atriz Sophia Loren. Hoje com 86 anos, sempre foi uma mulher exuberante e talentosa. Além de usar o azeite na sua alimentação diariamente (👉pelo menos 2 colheres de sopa), inclui a iguaria na sua rotina de beleza aplicando uma pequena quantidade na sua pele para mantê-la hidratada. Veja a atriz na foto abaixo👇

Sophia Loren em Cannes em 2014 (Por Georges Biard, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=33157197)

Antigamente, quando não existia geladeira ou depois de um tempo, quando não se tinha dinheiro suficiente para comprar o eletrodoméstico, a carne era conservada imersa em gordura de porco em latas. A sardinha, enlatada e conservada em óleo comestível, poderia ser eventualmente comprada em qualquer mercearia “perdicasa“. Sua mãe ou sua avó já devem ter lhe contado muitas histórias sobre as dificuldades daquele tempo.

Ao mesmo tempo que muitos óleos são usados para as mais diversas finalidades (medicinais, estéticas ou alimentícias) tanto o seu uso excessivo quanto o uso de determinados óleos devem ser evitados ou excluídos do nosso dia a dia.

Há anos que a margarina foi excluída da nossa alimentação. Feita de óleos vegetais quimicamente alterados pelo processo de hidrogenação (gordura trans) faz com que o organismo tenha dificuldade em metabolizá-la, o que pode levar ao seu acúmulo nos vasos sanguíneos. A gordura trans também aumenta os níveis do colesterol ruim e reduz os níveis do colesterol bom (aquele que é importante para a absorção de algumas vitaminas denominadas lipossolúveis tais como A, D, E e K). Embora você encontre marcas de margarina no mercado que ainda apresentam no rótulo as gorduras trans, a indústria alimentícia atualmente utiliza um outro processo, chamado de interesterificação, uma tentativa de amenizar os efeitos nocivos desse tipo de gordura, mas que continua fazendo mal à nossa saúde (leia mais detalhes neste 👉POST). Para saber mais, também sugiro a leitura do artigo 👉VivaBem sobre os prós e os contras de se usar a manteiga e a margarina. Particularmente, prefiro consumir manteiga ou azeite!😋

Voltando aos bons óleos, os óleos essenciais foram amplamente difundidos e utilizados por diferentes culturas ao longo da história. A aromaterapia que se baseia na utilização de óleos concentrados extraídos de plantas (óleos essenciais) pode ser usada em diversos tipos de tratamento tanto estéticos quanto medicinais.

Conforme informações publicadas na seção “Saúde da Mulher” da 👉IstoÉ, os óleos essenciais são absorvidos por receptores olfativos que estão ligados ao sistema límbico, aquele que controla a frequência cardíaca, pressão arterial, respiração e estresse, como afirma Elizabeth Ko (diretora médica da UCLA Health Integrative Medicine Collaborative e professora clínica assistente de medicina da David Geffen School of Medicine da UCLA). Dentre os benefícios das essências citados na referida publicação, estão: diminuição da ansiedade, alívio das dores de cabeça, melhora do sono, redução de inflamações, alívio de desconfortos ocasionados por problemas de estômago e até mesmo a recuperação do ânimo e disposição.

Inclusive, há um 👉estudo científico recente realizado com dados de mulheres na menopausa e de mulheres mais velhas de que a lavanda age efetivamente reduzindo tanto sintomas físicos quanto psicológicos relacionados à depressão e à ansiedade, além de melhorar a qualidade do sono e o desejo sexual. Os resultados da pesquisa sugerem a eficácia do uso da lavanda tanto na forma de cápsulas quanto na aromaterapia. Contudo, um ponto importante tem que ser destacado. Versões do óleo sintético de lavanda (e de outras plantas também) são encontradas facilmente no mercado. Muitos deles são bem mais baratos do que os óleos essenciais naturalmente puros, mas não produzem qualquer dos efeitos descritos anteriormente. Tais óleos fabricados em laboratório somente conferem aroma aos produtos ou perfumam o ambiente. Para saber se você está comprando “gato por lebre“, verifique a procedência do produto antes de comprar. Fique de “olho nos óleos“!!!

Também falei sobre o poder das plantas no post 👉 “Desabrochando com as flores“, quando dividi com você minha experiência com o uso dos florais de Bach. Tanto a terapia dos florais quanto a aromaterapia são reconhecidas como Práticas Integrativas e Complementares (PICS) para o tratamento complementar de diversas doenças. O SUS reconhece 29 PICS e por isso, você deve encontrar algumas destas práticas disponíveis nas unidades básicas de saúde do seu município. Veja quais são elas e como essas práticas são implementadas acessando este 👉link do site do Ministério da Saúde.

#ValeuaDica

No valeu a dica de hoje compartilharei com você uma ótima sugestão da leitora Roberta Carvalho. A Roberta trabalha com a “Gotas que transformam” e usando seu conhecimento em saúde e bem-estar, sugere algumas opções de kits de óleos essenciais para você se presentear ou presentear seus amigos e familiares neste final de ano. Segundo ela, os óleos podem ser usados de 3 maneiras: uso interno, tópico e aromático. Veja no pin abaixo 👇uma sugestão de mistura de óleos para inalação indicado para quem está com sinusite.

O difusor é uma boa pedida para usar no ambiente da sua casa no final de um dia extenuante de trabalho. Depois de um banho, aproveite o aroma escolhido enquanto descansa.

Eu uso bastante o óleo essencial de alecrim e devo encomendar outros em breve. Outra dica bem prática é pingar duas gotinhas de óleo de lavanda no seu travesseiro para garantir uma noite tranquila de sono. Os produtos tem ótima procedência (dōTERRA) e em pouco tempo de uso apresentam excelentes resultados! Para adquirir o seu, com a orientação desta consultora, acesse o Instagram @gotasquetransformam clicando na imagem abaixo👇

Agora que você sabe os benefícios e os malefícios dos diferentes óleos, a escolha é sua! 🤔

#Dica de Música do Blog🎼

Ao optar pela utilização dos óleos essenciais, recomendo que você ouça uma playlist para lhe ajudar nos momentos de relaxamento ou de introspecção (ou encontro da “solitude“, explicada no Post 👉 “Essencial ou dispensável, eis a questão“). Dentre as opções de playlist do Spotify, gosto muito de ouvir “Meditação e Relaxamento“. São 93 músicas instrumentais de estilo variado e sem acompanhamento vocal, que normalmente escuto em ordem aleatória. Tente hoje mesmo! É muito boa!!!👇

Para finalizar o texto, apresento a você a novidade interativa que estará presente ao término da seção #valeuadica dos posts do blog. Você pode opinar sobre as dicas usando, além dos conhecidos comentários, o “joinha“, clicando para cima 👍 ou para baixo 👎.

Ao final de cada post também vai aparecer um botão (👏Claps) caso queira interagir da mesma maneira que costuma fazer nas mensagens do Whatsapp (usando emojis 👏👏👏).

Teste as novidades abaixo! 👇

🎧Audioblog🎧

Audioblog: Olhos nos óleos. 29/11/2020

Ficamos por aqui. Conforme falei no post da semana passada, daremos uma pausa ⏸️ em dezembro, mas em janeiro de 2021 o 👉 blog Cresce e Aparece! estará de volta com tudo! 🤜🤛

Estou preparando muitas novidades e utilidades para publicar aqui no nosso site: o site da Mulher Decidida!😘

Não Perca!!!🙋‍♀️

Grande beijo 💋 e até mais ver😉!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s