Aprendi o significado figurado deste verbo com a leitura do livro “Mulheres que correm com os lobos” da Clarissa Pinkola Estés. De acordo com o 👉Léxico – Dicionário de Português Online, a palavra “Vicejar” significa:

“Conceder ou possuir viço; ficar ou encontrar-se viçoso; fazer com que vegete com potência ou vigor; fazer com que germine com força;”

No sentido figurado significa:

“Demonstrar-se ou expor-se de forma vivaz e transbordante.”

Quando uma planta brota e transforma-se em folhas e flores viçosas, ela está vicejando. No momento em que eu consigo tirar um sorriso sincero de um rosto triste, estou concedendo viço à um “coração partido“. Na medida em que eu demonstro e aceito os meus sentimentos, bem como quem eu sou e, exponho o melhor de mim, transbordo vivacidade e exercito a empatia com o outro, eu estou a vicejar!

Ao completar 1 ano de existência, decidi conferir ao Blog um outro Slogan, além do conhecido “O site da Mulher decidida”, de modo a incorporar tal verbo no vocabulário e na vida das mulheres de meia-idade (ou melhor, de todas as idades). Assim, o novo emblema do blog Cresce e Aparece! será:

“Vicejar Sempre!!!”

E para continuar as comemorações de aniversário do dia 02/02/2021, compartilharei com você momentos relevantes da trajetória deste projeto que iniciou pequenininho, como uma pequena faísca que, com grande vontade de crescer, se alastrou levando positividade a quem quer que seja. Crescendo, aparecendo e trazendo oportunidades para reflexões, troca de experiências e, principalmente, incentivando o autoconhecimento, o blog vem ganhando espaço e tornando-se expressivo na vida de quem o acompanha (e na minha também).

O blog nasceu às vésperas de uma pandemia mundial que mudou a maneira de viver de uma população imensa. O que estava organizado e previamente preparado, de acordo com o planejamento editorial de publicações semanais e mensais, teve que ser rapidamente adaptado. Conforme o tempo passava e nos mantínhamos na tal conjuntura, compreendi que os planejamentos em longo prazo seriam inúteis tanto para a elaboração do calendário de temas dos textos quanto para qualquer outro âmbito da minha vida.

Fui aprendendo e crescendo com o processo. Aos “trancos e barrancos” aprendi, logo nos primeiros meses, a colocar emojis nos posts e a incorporar informações (inserir blocos de vídeo, imagem, aplicativos) no texto de maneira a facilitar o acesso pelas(os) leitoras(es).

A seção 👉”Valeu a Dica” foi criada em agosto de 2020 com a finalidade de dar voz às(aos) leitoras (es) e compartilhar boas ideias enviadas por meio de comentários postados no final dos posts, por e-mail ou por mensagens nas redes sociais.

Parcerias com empreendedoras locais renderam brindes, descontos e sorteios, sendo possível aumentar as conexões entre as pessoas envolvidas neste processo. Dentre as iniciativas, destaquei algumas fotos para dividir aqui com você a boa sensação e os benefícios oriundos de tal interação.

Vou começar com a foto enviada pela leitora Cynthia de sousplats de crochê tecidos com o fio de malha e a agulha – oferecidos pela loja 👉”Ponto do Crochê” – que ela ganhou no 👉sorteio do blog pelo Instagram (dia 22/08/20). Veja que lindos os trabalhos!👇

Fotos cedidas pela leitora Cynthia

Logo abaixo 👇, você verá muitas peças por mim confeccionadas, seguindo as dicas publicadas em diversos posts do ano passado, além de fotos de outros momentos que compartilhamos ao longo dos meses.

E, conforme combinado, vou mostrar quem são as ganhadoras do sorteio comemorativo de 1 ano do Blog Cresce e Aparece!, que já receberam seus prêmios e me enviaram fotos. Inclusive, ganharam uma cortesia super cheirosa do 👉”Atelier Regina Marinho” (Falei sobre isso no 👉POST da semana passada). Veja o print da tela do meu notebook do momento do sorteio 👇.

Informações de registro do sorteio estão disponíveis 👉AQUI)

Acesse o vídeo do sorteio ao vivo pelo Instagram clicando abaixo 👇.

Agora conheça as ganhadoras do sorteio 👇

Antes de seguir, vamos para a seção #Valeu a Dica.

#ValeuaDica

Entusiasmada com a postagem 👉”O presente de presente“🎁, a Rô – a leitora mais assídua do blog – enviou-me uma ideia de reaproveitamento bem interessante. Ela me contou que no aniversário de 80 anos de sua mãe foram feitas camisetas com a foto de seus pais. Ao invés de guardar esta lembrança numa gaveta, a camiseta foi transformada em uma almofada! Segundo ela é “uma forma criativa da gente guardar as lembranças“.

Foto cedida pela leitora Maria do Rosário (Rô)

Na foto acima você pode ver como ficou a transformação e perceba que na lateral tem um fecho de zíper. Eu não sei pregar zíper e procurei na internet uma maneira de costurar almofada usando uma dobra do tipo “envelope“, parecida com fronha de travesseiro. Eu fiz em casa e deu certo. “Facim!” Em um próximo post eu te ensino a fazer🤜🤛.

Voltando ao nosso papo, durante o recesso das atividades do blog em dezembro de 2020, aproveitei para lançar mais um braço da família Cresce e Aparece! registrando o formato Podcast no Spotify e em outras conhecidas plataformas e aplicativos de áudio. Siga o Podcast Blog Cresce e Aparece! clicando neste 👉LINK.

Eu descobri o nome da “Moça Simpática” sobre a qual eu escrevi no post 👉”Sorria para ser feliz“. Ela se chama Elaine. Tive a oportunidade de ser atendida novamente por ela e contei brevemente que falaria sobre o seu jeito de ser. Ela ficou encantada, sorriu com os olhos e disse: “Que gracinha, obrigada!“. Deixei o endereço do site escrito em um pedaço de papel que foi guardado por ela carinhosamente.

#Dica de Música do Blog🎼

Hoje nós vamos de música erudita. Escolhi a obra prima de Antônio Vivaldi “As Quatro Estações”. Dentre os quatro concertos para cordas, sem dúvida o mais conhecido é a “Primavera” mas a minha preferida é o “Inverno“. Clique abaixo para ouvir👇.

Finalizo o texto com 2 trechos do livro da Clarissa citado no início do post👇:

Estés, Clarissa P. (2018, pág. 215)
Estés, Clarissa P. (2018, pág. 219)

Crie a cultura que combine com a sua natureza de ser. Vicejar sempre!!! Persistindo para triunfar!!!

É isso. Apareça sempre aqui no blog para a gente conversar e para dar uma olhadinha nas novidades🤩.

O texto da semana que vem é inspirado em uma expressão debochada comumente usada quando não querem a nossa presença.

Ficou curiosa(o)? Então, não perca o post do próximo domingo!😉

Beijos! 💋

🎧Audioblog🎧

Audioblog: Vicejar. 07/02/2021.

PS* Em um post especial como este, eu não poderia deixar o “Audioblog” de fora das comemorações. Por isso, o final do texto foi narrado com a voz da minha caçula. Beatrice, obrigada por sua participação mais do que especial!

6 comentários sobre “Vicejar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s