Eu tenho mania de mudar as coisas de lugar. Sabe aquela faxina básica que você arrasta “os trens“, tira as teias de aranha e os rolinhos de poeira que se escondem por debaixo dos móveis? (Legenda: trem é uma palavra que significa “qualquer coisa“, pode ser objeto, comida, lugar e até sentimento quando sai da boca de um mineiro). Então, uso esse momento para trocar os objetos e móveis de lugar, tirar ou acrescentar coisas para dar um “ar” de lugar diferente.

Meu marido não se acostuma com a situação e sempre implica comigo por que, às vezes, ou melhor, quase sempre, eu não encontro as coisas que procuro por causa da mudança. Tem até humorista usando o tema em vídeo para provocar umas risadas nos telespectadores. Como exemplo, eu trouxe um vídeo hilário do comediante mineiro Stevan Gaipo com o título 👉“Pobre mudando móveis de lugar” (Clique no título do vídeo e assista).

Mas, se você não quer mudar os móveis de lugar, por causa do transtorno que isso dá (vide o vídeo explicativo acima, risos), mude “a cara” dos objetos da sua casa e renove seus móveis de madeira. Para fazer isso, vou passar 3 dicas que dão super certo (eu mesma testei🧐).

  1. Renovando os móveis de madeira

Nas minhas andanças pelo Youtube encontrei o canal “Dica do Dia” da Flávia Ferreira. Ela me explicou como recuperar aquele móvel de madeira que estava meio “caidinho“, com riscos ou pequenas manchas e com jeito de muito usado. Ela ensinou a misturar apenas dois ingredientes que você, com certeza, tem na sua cozinha: azeite e vinagre de álcool. Você vai precisar de duas partes de azeite para uma parte de vinagre. Assista ao vídeo dela para aprender como fazer e como aplicar 👇.

Eu testei primeiro nas pernas de uma cadeira feita de madeira rústica para ver se daria certo e depois apliquei nela toda. Ficou ótimo! A peça reviveu! Usei como medida a colher de sopa e a quantidade deu na pinta! Veja a diferença nas fotos a seguir👇.

Puxe a setinha da imagem para a direita e para a esquerda para acompanhar a transformação antes e depois.

2. Acrescentando detalhes

Outra alteração que fez toda a diferença, foi tecer uma “passadeira” de crochê para colocar aos pés de uma porta de vidro da minha sala. Para quem não conhece, passadeira é um tipo de tapete comprido que pode ser retangular ou oval. Você que me acompanha no blog sabe que sou “crocheteira iniciante” e me aventuro nos pontos simples e nas agulhas grossas (para render o trabalho, risos😁). Escolhi um vermelho em tom de vinho de um fio de malha ecológico (falei sobre ele neste 👉POST ). Usei dois cones e metade de um terceiro para fazer uma passadeira de 2 metros de comprimento por 42 cm de largura. Fiz a peça usando somente carreiras de ponto alto do crochê. Caso você não tenha aprendido como fazer esse ponto, acesse o post 👉”Tecendo experiências” pois lá eu ensino como se faz e, inclusive, disponibilizo um link para um vídeo explicativo.

Além de proteger o piso de madeira dos raios fortes do sol da tarde, a passadeira trouxe charme para o cômodo da casa. Aliás, é uma delícia pisar descalça nela no final do dia: é super relaxante! Veja como ficou legal👇.

Se você for mais habilidosa com as agulhas, é possível se arriscar em tecer outros modelos. Se você tiver restos de fios de cores diferentes, pode usá-los para fazer peças com listras coloridas ou figuras geométricas. Fica tudo lindo! No Pinterest eu encontrei diversas opções. Na minha pasta de Pins de Crochê você vai encontrar outras ideias👇.

Antes de falar sobre a dica número 3, vamos para a música do post.

#Dica de Música do Blog🎼

Você deve ter percebido que sou bastante eclética quanto aos meus gostos musicais. No post de hoje a sugestão é uma música instrumental em piano chamada “River Flows in You” tocada por “Yiruma” – um pianista e compositor sul-coreano que começou a tocar com 5 anos de idade. A música possui acordes delicados e nos emociona demais. Feche os olhos e aproveite esta maravilhosa experiência auditiva!👇

3. Mudando a roupa de algumas peças da casa

No #valeuadica do post 👉”Vicejar“, eu trouxe a ideia de uma leitora muito especial do blog (A Rô) para transformar uma camiseta em uma almofada e fiquei de ensinar a você como fazer uma capa bem fácil e sem precisar colocar zíper. Para trazer cores diferentes para o ambiente, resolvi costurar uma capa de cor laranja para compor com outra almofada de cor azul que eu já tinha em casa. Acompanhe um pouco do processo e veja o resultado nas fotos a seguir 👇

Não precisa ficar com receio de usar tons mais chamativos ou misturar cores com medo de fazer um “carnaval” na sua decoração! No post 👉”Elegância da mulher de meia-idade: detalhes que fazem a diferença” você encontra a dica do circulo das cores para você se orientar quanto aos tons que combinam entre si ou que se complementam. Dá uma checada no círculo antes de comprar os tecidos para fazer a almofada. Eu aconselho a escolha de tecidos mais resistentes para aumentar a durabilidade das peças. Porém, achei um vídeo no Youtube com orientações sobre quais tecidos comprar, de acordo com o local onde as almofadas serão acomodadas. Veja abaixo 👇

Você pode costurar capas de várias cores. É bom ter algumas de reserva para quando forem lavadas. Além do mais, se você enjoar das cores, será possível optar por outras combinações para mudar o seu ambiente.

Minha mãe me ensinou lavar o tecido antes de costurar para não sermos surpreendidas com uma peça encolhida depois de pronta. A minha almofada é quadrada, medindo 40cX40cm. Escolha as dimensões de acordo com a sua preferência ou com as medidas do enchimento. Não esqueça de acrescentar 2,0 cm nas medidas do corte do tecido em cada um dos lados para passar a costura. Eu aprendi a fazer a dobra assistindo ao vídeo abaixo.👇

Para terminar, vou te contar o que é a tal barra que eu venho publicando em fotos nas postagens do blog Cresce e Aparece! no Instagram e na página do Facebook.

Esta barra da foto é um dos “sabonetes naturais, veganos, livres de produtos nocivos à saúde humana e da Terra! 🌎🌻”produzidos pela “da Mata – saboaria artesanal“. Tive a honra de testar o produto que é fruto de muito estudo, dedicação e amor, elaborado por um amigo que me é muito caro. Ele me contou que o que era apenas um passatempo ou um hobby, se transformou em um empreendimento com a missão de entregar mais alegria e saúde aos nossos banhos.

O sabonete em específico, mostrado nas minhas fotos, é feito de cacau (100%) e laranja. Recebi a iguaria envolvida em tecido florido em tons de laranja, embalagem também pensada para reduzir o uso de materiais que agridem o ambiente ♻, como o plástico por exemplo. A fragrância, a textura e o aspecto do sabonete são tão bons que me deu vontade de morder um pedaço (Claro que eu não fiz isso, gente!😅). O cheiro lembra bastante o tablete de “Chocolate ao leite com sabor laranja“🍫🍊 fabricado por uma famosa loja de chocolates aqui do Brasil.

A barra do sabonete é grande e, por isso, fui orientada a cortá-la ao meio para otimizar o seu uso. Além disso, há que se ter alguns cuidados no seu armazenamento depois do banho, evitando deixá-la em local muito molhado no box, uma vez que se trata de um produto artesanal. Como o produto promove ampla hidratação devido aos seus componentes naturais, é mais fácil de se dissolver, caso fique muito tempo em contato com a água.

Se meu feedback fosse positivo, a da Mata iria disponibilizar a barra de cacau e laranja para sortear para as leitoras do blog. E foi o que aconteceu!!! Então, fique atenta porque desta vez o SORTEIO do blog Cresce e Aparece! em parceria com a da Mata saboaria artesanal será feito pelo INSTAGRAM no “Dia Internacional da Mulher“. Por esse motivo, o prêmio será destinado ao público feminino. Para participar você vai precisar seguir os seguintes passos:

  1. Curtir a publicação do sorteio, que será disponibilizada durante esta semana
  2. Seguir a páginas @cresceaparece e @damatasaboaria
  3. Marcar 1 amiga por comentário

Você poderá fazer quantos comentários quiser, mas sem repetir as amigas marcadas. Quanto mais marcações, mais chances você terá de ganhar. Além disso, a ganhadora deve ser MULHER e residir no Brasil. Outras informações sobre o sorteio serão disponibilizadas no Instagram.

Boa Sorte!!!🤞

Então é isso, gente boa! Bora participar e ficar ainda mais cheirosa!!!🌹

Mande comentários e sugestões! Adoro novidades!

Beijão!💋

🎧Audioblog🎧

Audioblog: Renove a sua casa gastando pouco. 28/02/2021

2 comentários sobre “Renove a sua casa gastando pouco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s