Começarei o post de hoje com uma sacada simples mas que faz bastante diferença para quem usa impressão de textos, documentos, correspondências, entre outros para o trabalho diário. Como sou professora, achei super útil para as minhas atividades, sem contar com a economia de tinta e de recursos naturais para a sua produção.

Você já ouviu falar sobre👉 EcoFont? Fiquei sabendo recentemente por meio de uma postagem de uma amiga e seguidora do blog Cresce e Aparece! Vou te explicar na seção #valeuadica a seguir.

#ValeuaDica

É um estilo de fonte que quando usada permite a economia de tinta de impressoras (cartuchos e toners), através da tecnologia adotada na elaboração. Além da impressão não sofrer perda de qualidade (na tela do computador as diferenças são mínimas) foi observado redução do uso de tinta, uma vez que a área de cobertura da letra é menor. Por exemplo, enquanto a fonte Arial 11 tem 12,9% de cobertura de tinta, a Ecofont tem 9,5%. Comparada as letras que normalmente usamos como “Times New Roman – 12” e “Arial – 11“, a “Ecofont-10” (equivalente) surte em economia de 12 a 26% de tinta respectivamente.

A publicação que eu me referi acima foi da Fabri Gráfica no Instagram. Veja abaixo👇

A Fabri Gráfica, pensando nessa responsabilidade ambiental, também oferece outros produtos e serviços que nos ajudam a optar por um consumo consciente. Vou citar algumas alternativas, para você ter uma ideia. A empresa usa tinta à base de água, que polui menos o ambiente, trabalha com papeis reciclados, como o 👉”Reciclato” e o 👉”Kraft“, incentiva a adoção de canecas reutilizáveis no ambiente de trabalho para evitar o consumo de copinhos descartáveis para água e café. Inclusive, você pode encomendar uma caneca personalizada. Veja a campanha abaixo👇

Além desses benefícios, as leitoras e leitores do blog ganham desconto nas compras. Então, faça o seu pedido pelo whatsapp clicando no botão abaixo👇.

Bem, acredito que você saiba o que fazer com os papéis que não serão mais usados: colocar no cesto de lixo reciclável (o da cor azul!💙). Agora, você sabe como é o preparo correto para a reciclagem de papel? Você amassa ou rasga?

Por incrível que pareça, eu li em alguns sites específicos que a gente não deve amassá-los para colocar no lixo, pois desse jeito as fibras do papel seriam quebradas dificultando ou impedindo o processo de reciclagem. Contudo, “Segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel, a Bracelpa, amassar as folhas antes de jogá-las no lixo não quebra as fibras do papel“. Como publicado na revista👉 Superinteressante, o papel vai ser comprimido, ou seja, amassado de qualquer maneira para ser reciclado. Então, faça como quiser! Na minha opinião, rasgar, ocupa menos espaço😉.

Ah! e têm aqueles que👉 não são recicláveis: papel-carbono, fotografia, papéis metalizados, adesivos, etiquetas, papéis plastificados ou revestidos com parafina, papel celofane, papel vegetal (Não preciso te lembrar que papel higiênico e guardanapo usados também não são!) .

Aproveitando a deixa, além de usar papel reciclado, há maneiras de conseguir o melhor aproveitamento da impressão na sua casa. Configure a impressora para imprimir as margens do papel no modo “estreita“, com economia de tinta (entre em “propriedade da impressora“), de “ambos os lados” da folha, “2 páginas por folha“, quando isso for possível. Veja como fazer nas imagens abaixo👇

Reserve um local na sua mesa de trabalho para empilhar as folhas que imprimiram errado ou aquelas que você não vai usar, mas que ainda tem o verso em branco. Você pode usá-las para imprimir outras coisas no verso. Ou então, corte as folhas ao meio e faça bloquinhos de rascunho para anotações.

Deixe uma caixinha separada ou um espaço na gaveta para guardar pilhas e baterias usadas, sem misturá-las com outros materiais. Depois que juntar algumas, coloque-as dentro de um plástico resistente e leve tudo para os postos de recolhimento para que o material possa ser corretamente descartado. Nunca descarte no lixo doméstico ou nos lixos recicláveis. Por causa do vazamento dos metais que as compõem pode ocorrer explosões, incêndios, além de contaminação do ambiente trazendo risco para a saúde das pessoas.

Onde estão esses postos de coleta? Encontrei um site onde você poderá buscar por estado e por cidade. Para saber como fazer, clique👉 AQUI.

Em outro👉 POST do blog contei que costumo juntar as folhas não usadas dos meus cadernos e das crianças, dos anos letivos anteriores, para confeccionar novos cadernos.

Retire os espirais, separe as folhas pautadas sem escritos de todos os cadernos e reserve. Junte todas as folhas, empilhe, colocando a capa de um dos cadernos antes da primeira e depois da ultima página e recoloque o espiral encaixando e unindo tudo. Você também pode colocar em prática essa dica e, caso não queira usá-los, pode doá-los. Há sempre alguém precisando de materiais para estudar!📝

Antes de finalizarmos o texto com a última dica, vamos dar a pausa para a música do post.

#Dica de Música do Blog🎼

Decidi a música quando ouvia uma playlist que contém algumas músicas românticas. Contudo, resolvi compartilhar um vídeo no qual um casal de noivos coreografa uma dança usando a música em ritmo de Zouk Brasileiro. O Zouk é um ritmo latino derivado da Lambada, porém mais lento. É uma dança sensual que inclui muitos balanceios com o corpo e movimentos com o pescoço (cabeça). A música escolhida é “All of Me” de “John Legend“. Lindo, lindo, lindo!!! 😍Assista abaixo👇

Nada melhor do que o Home Office organizado! Os arquivos e as caixas organizadoras à venda nas papelarias, nem sempre têm preços acessíveis e por isso, podemos “juntar o útil ao agradávelreutilizando materiais que seriam descartados para confeccionar organizadores. Encontrei um tutorial bem legal que ensina como fazer um organizador de livros, cadernos e revistas usando embalagens de amaciante de roupas. Acesse o site👉 Tu organizas e aprenda como fazer.

Achei também um modelinho bem charmoso no Pinterest que dá perfeitamente para cortar nas embalagens também!👇

Então é isso, minha gente! Finalizamos o post desse domingo dia 30/05/2021 dando sequência ao tema abordado no👉 POST anterior para, não somente lembrarmos da Semana Nacional do Meio Ambiente, que vai de 31/05 a 05/06, mas para protagonizarmos mudanças significativas na nossa casa e no nosso trabalho (ou nas duas coisas ao mesmo tempo!).

Compartilhe com as amigas e escreva nos comentários alguma dica que você conhece que possa nos ajudar nessa empreitada!

Te espero na próxima semana!

Grande beijo 💋e até breve!

🎧Audioblog🎧

Audioblog: Novas dicas para o uso consciente de materiais no Home Office. 30/05/2021.

Gostou do post? Curta aqui👇

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s