Nada como ter disciplina para a leitura! Vou te contar como eu consegui me organizar e me impor uma rotina diária usando um simples motivador para adquirir esse hábito saudável. Nem sempre foi assim, embora os livros para fins profissionais sempre estivessem em minha companhia, o tempo e a propensão para o maior envolvimento com a literatura veio depois dos 35 ou 40 anos. Acredito que um “incentivador” influenciou sobremaneira para esse aprimoramento ocorrido na meia-idade e no post de hoje falarei sobre ele: o Grupo de Leitura.

Fiquei sabendo pelas redes sociais que havia um grupo de leitura na minha cidade e pedi para participar. Quando ingressei no Leia Mulheres Lavras pensei que fosse um grupo composto somente por mulheres (falei sobre ele nos posts 👉”Vamos para o Clube?“, 👉 “Vá procurar a sua turma!” e 👉 “Um, dois, três, testando“). Estava enganada.🤔 Constatei que tratava-se de um grupo com a finalidade de incentivar a leitura de obras de autoras, sendo bem-vindas todas as pessoas com interesse no tema. Funciona assim: escolhe-se um livro a ser lido por mês, são marcados encontros (online) para conversar sobre a obra e depois, decide-se a próxima. Seja qual for, buscamos informações sobre versões em e-book e impressas, quando possível gratuitas, para compartilhar com grupo.

Este ano, fizemos um recesso no mês de janeiro e optamos por entrar no #desafioleiamulheres2021 para estimular a busca de diversidade de autoras na escolha do livro de cada mês. Veja as indicações na postagem abaixo👇

Pois bem, em fevereiro optamos pelo livro “Primeira Fagulha“, uma coletânea de textos de autoras de Rondônia. No encontro online tivemos a participação de uma das autoras, Erlândia Ribeiro. No👉 Portal Amazônia o e-book do livro pode ser baixado gratuitamente por meio de um projeto que visa dar visibilidade à produção literária de Rondônia.

Em março escolhemos “Amora” de Natália Borges Polesso. Um livro de contos que giram em torno de relacionamentos lésbicos. Em abril a escolha foi “Todas as Cores do Céu” da autora indiana Amita Trasi. Uma história que mostra a realidade de um sistema de castas, o encontro de duas meninas de mundos diferentes dentro de um enredo triste, porém possível de ocorrer tanto na Ásia quanto em países como o nosso. Depois deste livro denso de “fazer chorar“, em maio, foi a vez de “Ruína y Leveza” da Porto-alegrense Julia Dantas. Mais leve e ainda assim profundo, mostra as transformações de uma garota “privilegiada” tanto de fora para dentro quanto de dentro para fora enquanto conhece “gentes e suas vivências” durante uma viagem ao Peru.

Foto do encontro do mês de maio do Leia Mulheres Lavras

Para junho selecionamos “Pequenas Grandes Mentiras” da Australiana Liane Moriarty. Um livro que trata de assuntos um tanto “subliminares” enredados na história de 3 mães (Madaleine, Celeste e Jane) que se passa, principalmente, no cenário de uma escola pública de uma cidade praiana na qual seus filhos frequentam. Dentre as amenidades do cotidiano e os pequenos problemas do colégio, há muito mais segredos escondidos dentro das famílias e que vêm à tona desencadeados por um “bullying” ocorrido no primeiro dia de aula das crianças. Na minha opinião, a história poderia ser tranquilamente transformada em série de TV, daquelas que nos prendem do começo ao fim. Com maestria, a autora consegue deslocar-se entre o cômico e o trágico com uma facilidade imensa deixando um alerta importantíssimo para o leitor. Vale à pena a leitura!

Nosso próximo encontro acontecerá no dia 24/06/2021, às 19:30 pelo Google Meet (o link é disponibilizado nas redes sociais do grupo na semana da reunião). Ainda dá tempo de ler e participar!

Atualmente há 61 membros no grupo do Whatsapp, mas a quantidade de participantes nas reuniões varia de acordo com o mês e a disponibilidade de cada membro. As mediadoras são super acolhedoras e te fazem enturmar rapidamente durante o encontro. Você pode apenas assistir a reunião, caso se sinta acanhada, pois a participação com comentários e opiniões é facultativa. Nada é obrigatório, o que importa é se sentir à vontade num grupo de amigos virtuais. Por outro lado, é muito bom se envolver “efetivamente e afetivamente” nos debates, interagindo com os membros para trocar conhecimentos e experiências resultantes das leituras. Para participar do grupo Leia Mulheres Lavras, envie uma mensagem pelo👉 Instagram ou 👉 facebook solicitando a sua entrada. Eu te encontro lá😉!

Quando participamos de um grupo de leitura, somos motivadas pelas interpretações e pontos de vista dos colegas que nos fazem aguçar a curiosidade, que por sua vez, incentivam a continuidade da leitura da obra sugerida e de outras também. Além disso, se seguirmos todas as leituras indicadas, ao final do ano teremos concluído pelo menos 12 livros! Veja que legal! São muitos os benefícios!

Em uma publicação do 👉 “Livro de Todos os Cantos” foram listados 5 motivos para ler um livro:

  1. Aumento do vocabulário
  2. Crescimento pessoal
  3. Descoberta de novos mundos
  4. Alegria e encantamento
  5. Viagem sem sair do lugar

Isso é ou não é 👉 vicejar? (No final do texto vou deixar os links de cada livro mencionado no post para facilitar para você.)

Quer participar de outro tipo de clube de leitura online e gratuito? Entre as boas opções disponíveis estão os seguintes:

📌Clube Cidade Solitária para “pensar junto sobre literatura e sociedade

📌Clube do Audiolivro da Biblioteca de São Paulo em parceria com o 👉Toca Livros. Neste você escuta o livro e depois participa do encontro. Para se inscrever clique 👉AQUI

📌 Clube do Livro BH. Encontros com leituras coletivas, indicações de livros e até sorteios de livros para seguidores das organizadoras no Instagram.

E ainda tem o #valeuadica.

#ValeuaDica

Para quem gosta de leitura, a Bienal Mineira do Livro está disponibilizando os “Cupons da Bienal na sua casa” para você receber um livro gratuitamente. São mais de 380 títulos de diversas editoras. O cupom pode ser usado se você for: pessoa com deficiência, integrante de programas sociais, idoso, microempreendedor individual ou gestor de entidade beneficente. Para acessar siga os seguintes passos👇

Se você é mais da praticidade, gosta de surpresas, talvez um pouco indecisa (precisando de uma orientação mais especializada para a escolha de seus livros), sugiro a participação em um 📝Clube de Leitura por Assinatura. Funcionam mais ou menos da seguinte maneira: paga-se uma mensalidade para receber todo mês em sua casa “um Kit ou uma caixa” que pode conter, além do livro, marca-páginas, cartão postal, revista, brindes, entre outros.

📚Trouxe 3 indicações para você saber como funciona, embora hajam outros muito bons disponíveis na web. Vamos lá?

👉 Intrínsecos. Clube de leitura da Editora Intrínseca. No mês julho, têm bônus além do conteúdo regular das caixas.

👉 TAG Experiências Literárias. Todo mês um livro surpresa indicado por uma equipe de curadoria vem na caixinha do seu kit.

👉 Literatour. Oferece a opção de 3 tipos de Kits para você escolher: Básico, Standard e Extra. O preço das assinaturas é diferenciado em plano trimestral e mensal conforme a sua escolha. O diferencial desse clube é um serviço que promove uma espécie de “escambo” de livros usados em bom estado. Você envia os seus e recebe outros em troca ou descontos na assinatura. Veja como como fazer clicando👉 AQUI.

Antes de terminar, vamos para a dica de música do post.

#Dica de Música do Blog🎼

Para manter o clima romântico do dia dos Namorados, a música escolhida é uma espécie de declaração de amor. Com vocês: “Pela Luz dos Olhos Teus” composta por Tom Jobim e Miúcha para encantar os seus ouvidos👇

Para terminar, deixo a indicação de cada livro para você adquirir com o link do Cresce e Aparece! na Amazon.

Fique atenta para não perder a promoção que vai rolar para os membros do Amazon Prime neste mês de Junho que, além de frete grátis, serão oferecidos descontos de até 70% nas compras pelo site!!! 👇

Prime Day 2021

Você pode aproveitar a deixa e👉apoiar pequenos negócios adquirindo outros produtos que precisa diretamente no site.

Deixe engatilhada a sua lista de livros (para presentear, inclusive) e quando a oferta estiver valendo, dê o start! Para ser direcionada ao site, clique na imagem do respectivo livro 👇

Amora

Todas as Cores do Céu

Ruína y Leveza

Pequenas Grandes Mentiras

Então é isso minha gente! Mais dicas e informações te esperam por aqui na próxima semana.

Não perca o próximo post do blog Cresce e Aparece!

Grande beijo 💋 e até mais!!!

🎧Audioblog🎧

Audioblog: Vicenjando com as leituras. 13/06/2021

Um comentário sobre “Vicejando com as leituras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s