No post anterior conversamos sobre a necessidade de dar pequenas👉 pausas ativas entre as nossas atividades sedentárias diárias. No post de hoje, falaremos sobre alguns incentivadores para não desistirmos da prática do exercício físico propriamente dito.

Dentre os fatores que interferem na adesão e na manutenção da prática de exercícios, dois deles destacam-se influenciando sobremaneira na nossa vontade de sair da situação de repouso: a conveniência e a atratividade. Vou explicar usando exemplos.

Nas grandes cidades as escadas rolantes são freneticamente usadas para pegar o trem para o trabalho ou de volta para casa, para chegar na loja do 2º andar do shopping, além de acelerar o deslocamento nas rodoviárias e aeroportos. Contudo, mesmo havendo escadas comuns próximas, as pessoas costumam preferir se empilhar nas rolantes, contribuindo ainda mais para a manutenção do comportamento sedentário.

Para brigar com esta “conveniência negativa“, em 2012 foi implantada no metrô da cidade de Estocolmo a “escada-piano” ao lado de uma escada rolante. Um projeto de engenharia que transformou os degraus de uma escada em teclas de piano🎹 que geravam sons correspondentes quando a pessoa subia ou descia os degraus. A atratividade incitou nas pessoas a vontade de subir ou descer a escada por puro divertimento. Essa ideia foi implementada na Suécia por meio do projeto “Rolighetsteorin” (uma iniciativa da Volkswagen) e que teve como base a “Teoria do Divertimento” (Fun Theory). De forma breve, nessa teoria afirma-se que, para darmos uma forcinha para a mudança de um hábito, precisamos tornar a atividade divertida ao usar o lúdico para promover comportamentos positivos. (Leia👉 AQUI um artigo interessante para saber um pouco mais sobre divertimento e exercício)

Veja o vídeo abaixo👇 e perceba a felicidade e o sorriso😃 estampado nos rostos das pessoas que escolheram se exercitar na “Piano Stairs“.

No México, a mesmo princípio foi utilizado para incentivar estudantes a usarem uma ponte para pedestres, depois de subir alguns degraus, para atravessar uma rodovia entre prédios, ao invés de passar no meio dos carros. Faixas foram colocadas no piso da ponte de modo que fossem acionados “sons engraçados” quando a pessoa caminhasse sobre elas. Depois de algumas horas, muitos optaram pela ponte. Assista o vídeo 👇 e entenda!

Há outros exemplos bem legais de como, por exemplo, transformar a escada em uma espécie de jogo para motivar as pessoas a subirem os degraus enquanto “brincam“, ao invés de tomar o elevador (75% mais pessoas escolheram a escada, assista o vídeo👉 AQUI).

O simples desenho de uma “Amarelinha” na calçada fez com que muitos adultos e crianças usassem parte da sua caminhada para pular um pouco antes de continuar o seu percurso (assista o vídeo👉 AQUI)

Fazer exercícios em casa ou em locais próximo a nossa residência tem grande vantagem no quesito persistência. Quanto mais facilitado for o início de um novo hábito, melhor! Além disso, para não estragar a vontade de continuar “fitness“, não estabeleça metas intangíveis. Precisamos ter uma “positividade realista” para traçar as nossas metas. Elas não podem ser nem tão distantes da nossa realidade e nem tão fáceis que sejam insuficientes para gerar estímulos para mudanças efetivas.

Como estabelecer metas realistas com o objetivo de aumentar a prática de atividade física diária?

A primeira coisa a se fazer é um diagnóstico simples de como está o nosso “nível de sedentarismo“😬. Existem equipamentos, como por exemplo os Pedômetros e Acelerômetros, que usamos em pesquisas e que nos ajudam a fazer a predição do nível de atividade física dos indivíduos para podermos relacioná-lo com outros parâmetros associados à saúde. Os primeiros são instrumentos que contam passos usando a variação do movimento do corpo num eixo vertical contabilizando o número de passadas, enquanto os segundos captam a variação da vertical, horizontal e diagonal, contabilizando também o comprimento da passada (uma versão mais equipada dos primeiros).

👉Estudos evidenciaram que menos de 5000 passos por dia corresponde a ser sedentário (para você ter uma noção do que isso significa, 30 minutos de caminha equivale à aproximadamente 3.000 passos). O ideal é contabilizar 10 mil passos diários para obtermos benefícios como redução do risco de doenças cardiovasculares e aumento da longevidade saudável. Mas, se fizermos pelo menos 8500 passos por dia durante as nossas atividades, conseguiremos metabolizar melhor as gordurinhas, de acordo com os resultados de uma👉 pesquisa recentemente publicada numa conceituada revista científica.

Não precisa comprar esses equipamentos, há aplicativos gratuitos para celular usados para a mesma finalidade. Embora menos precisos do que aqueles usados nos laboratórios, são muito úteis para nós que não vamos desistir de ser “fitness“!

👉São vários os aplicativos disponíveis para download, mas vou recomendar o mais simples de usar para aumentar a conveniência 😉.

Gostei do aplicativo “Pedômetro“👣, uma sugestão que encontrei na página da 👉 TechTudo.

O aplicativo, além de contar os passos, usa dados como massa (o seu “peso“) e estatura para te dar um relatório de gasto calórico estimado, IMC (Índice de Massa Corporal) e ainda pode registrar seu consumo de água. Para baixar o aplicativo para Android clique👉 AQUI.

No Iphone (IOS) o aplicativo “Saúde” já vem instalado. Clique na aba “hoje“, configure o número de passos e como você quer visualizar seus dados no gráfico (por dia, por semana ou por mês).

O teste pode ser feito durante uma semana para que você possa identificar quantos passos, em média, você caminha nesses sete dias. Como teremos que carregar o celular “a tiracolo” o dia inteiro, para camufla-lo sob a roupa e evitar perguntas inconvenientes dos colegas do trabalho a todo momento, recomendo usar uma “Pochete” mais fina que caiba seu celular. Veja a minha abaixo👇

Lembre-se, você deve monitorar todas as suas “andanças” diárias, não somente aquelas caminhadas que você faz por exercício. Tudo conta, subir escadas, limpar a casa e passear com o cachorro, por exemplo.

Depois me conta nos comentários quantos passos você contou, combinado? (olha o trocadilho!😅).

Agora, uma pausa para a música do post.

#Dica de Música do Blog🎼

Na verdade, são as músicas! Vou compartilhar com vocês a minha nova playlist de caminhada. Quando fui dar um nome a ela, minha ideia era colocar “Caminhada da Pri“, mas na correria acabei por colocar “Caminhada Pro 🏃‍♀️”. Resolvi deixar assim mesmo, soando como “Proatividade“, característica de quem assume as responsabilidades por suas ações, foca nos seus objetivos e antecipa problemas de modo a agir de maneira acertada nas suas decisões. São 24 músicas animadas que ajudam na motivação e no controle do ritmo. Escuta só a lista que mescla canções atuais com sucessos dos anos 80 e 90👇

Voltando ao post, antes de terminar, gostaria de colocar um “valeu a Dica” super especial relacionado com um post anterior à respeito de reciclagem e praticidade. Vamos lá?

#ValeuaDica

No post👉 “Sustentabilidade X praticidade: será que combina?” falei sobre a vantagem do uso da bucha vegetal sobre a esponja de lavar louças comum. Mas, quem ainda têm algumas delas armazenadas para usar antes de comprar a natural, pode seguir alguns procedimentos para higienização e descarte adequados.

Vou dividir com vocês a dica da leitora e amiga Rô que me mandou um vídeo super didático para aprendermos usar esse produto de maneira a não contaminar o ambiente.

Assista o vídeo do pessoal da @reciclereutilizeplante. Nele você vai aprender 3 formas de higienizar a sua esponja e como enviá-las para a reciclagem👇.

Acesse o link 👉 www.terracycle.com.br para fazer o seu cadastro e enviar de maneira correta as suas esponjas para a reciclagem. Eu já fiz o meu e estou juntando as esponjas para enviar depois. Vou ver se minhas amigas animam em juntar comigo. Você topa?

Bem, é isso minha gente! Espero que tenhamos êxito nessa empreitada de “refitnizar” (inventei essa palavra🤭) a nossa vida buscando tornar a meia-idade mais saudável rumo à próxima fase também ativa e com qualidade!

“A sua força e seu viço estão dentro de você em qualquer idade, eu te ajudo a descobri-los!”

Blog Cresce e Aparece!

Não se esqueça da 👉 pausa do blog no mês de julho!!!

Voltaremos com muitas novidades em Agosto!

Não Perca!!!

Grande beijo💋 e até mais!

CURTA O NOSSO POST ABAIXO👇

🎧Audioblog🎧

Audioblog: Não desista de ser fitness! 27/06/2021

4 comentários sobre “Não desista de ser fitness!

  1. Q ideias interessantes do piano. (Suecia) e sons (México) vc nos trouxe, Pri.
    Vamos sentir saudades!!!
    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s