Parece mentira, mas lavar louças na máquina gasta menos água do que lavá-las na mão. De acordo com pesquisas mencionadas numa matéria da👉 UOL, enquanto a lava louças gasta 8 litros de água por ciclo (60 itens), as pessoas gastam entre 44 e 105 litros para lavar 45 itens na pia! Por que essa enorme diferença? A alta temperatura, o sabão mais eficiente e os jatos direcionados otimizam a utilização da pequena quantidade de água que fica confinada dentro do eletrodoméstico. Isso faz com que a economia de água seja de 4 a 6 vezes conforme o modelo e o ciclo de lavagem da máquina. Sem contar a economia de tempo pois, enquanto a máquina lava os itens que cabem nela (lembre-se dos talheres!!!), podemos lavar as panelas e limpar o mais grosso da cozinha.

A máquina de lavar louças para 8 serviços é uma boa opção de compra. Dá muito bem para uma família de 4 pessoas.

Aí você me pergunta: “Somando a energia elétrica e o sabão próprio, no final das costas não fica mais caro?

Segundo as informações de um👉 site específico, gasta-se em média 1,4 kWh por ciclo de lavagem e o que gera o maior gasto é secar a louça e não lavar (por isso, programe o ciclo deixando de fora a função secagem). O consumo da lava louça é de aproximadamente 30 kWh por mês. Para você ter uma noção do que este gasto representa, é o mesmo gasto energético mensal de um banho longo (de 20 minutos por dia) ou de 4 banhos diários de 5 minutos cada. Tentei fazer uma comparação com base no gasto de energia, uma vez que o valor na sua conta dependerá dos custos da empresa energética e dos impostos que incidem em seu estado.

Além do mais, prefiro usar a energia elétrica para lavar louças do que com o ferro para passar roupas. Depois que conheci a “misturinha” que indiquei no post 👉”Experiências das leitoras com o “Valeu a dica”: será que dá certo?, há meses que eu não uso o ferro, inclusive tem roupas que nem o conhecem!😁.

Agora vamos falar do detergente.

O sabão próprio para a lavadora é encontrado nos supermercados em diferentes versões: líquido, tablete e em pó. Antigamente, poucas marcas competiam nesse mercado, e por isso, o preço era bem alto. Hoje em dia, você encontra outras variedades e é possível economizar nesse item também.

Sabão em tabletes para máquina de lavar louças

Recentemente, eu experimentei o sabão em pó Unik que chega custar a metade do preço do equivalente de outra marca mais famosa. Ele vem numa embalagem de 1Kg parecida com a caixa de sabão para máquina de lavar roupas. Contudo, senti falta de um copinho dosador.

A indicação do fabricante é usar 2 colheres de sopa rasas do sabão para cada lavagem, o que equivale a 30gr do pó (1 colher de sopa = 15gr). Fazendo as contas, uma embalagem rende aproximadamente 33 lavagens, ou seja, dá para um mês de uso.

Destaquei abaixo👇, algumas marcas de detergentes para lava louças (veja os preços clicando nas imagens).

Quanto ao modelo de lava louça a escolher, há diferentes marcas e tamanhos disponíveis. Tenha em mente o tamanho da sua família, a indicação da eficiência energética do equipamento (A é a nota para o mais eficiente) e o custo/benefício (faça uma pesquisa de preços no site 👉Zoom). Vale a pena economizar uma grana mensalmente com a meta de comprar esse eletrodoméstico utilíssimo que, excetuando-se os essenciais da cozinha (como geladeira e fogão), só perde em relevância para a máquina de lavar roupas.

Caso queira adquirir uma igual a minha, clique na imagem abaixo👇

#ValeuaDica

Tem alguns detalhes que eu preciso te alertar antes de usar a máquina.

  • Não esqueça de ler o manual.
  • Antes de acomodar os pratos, copos e talheres na máquina, raspe bem os restinhos de comida para não entupir os compartimentos e prejudicar a limpeza.
  • Verifique se o seu recipiente de plástico pode ser lavado na máquina devido à alta temperatura que pode derrete-lo. Como uso quase nenhuma vasilha de plástico, coloco os recipientes de vidro que saem limpinhos e sem cheiro da lava-louça.

Antes de continuar, vamos dar uma pausa para a música do post.

#Dica de Música do Blog🎼

A música do post de hoje foi escolhida lembrado do filme “Flash Dance” da década de 1980. As performances da dançarina do longa tinham o poder de incentivar qualquer almejante à bailarina a dançar. Até arrisquei uns passos na apresentação de final de ano da escola quando tinha uns 10 anos, adornada com polainas e tudo o mais. Fiquei em dúvida entre a escolha do tema do filme ou outra canção mais dançante e ótima sugestão para colocar na playlistCaminhada Pro” (falei sobre isso nesse👉 Não desista de ser fitness!). Por que não as duas?

Então vamos lá? Com vocês “What A Feeling” de Irene Cara e “Maniac” de Michael Sembello.👇

Voltando ao nosso assunto, outro hábito que aderi depois da pandemia foi o uso de luvas para limpeza doméstica.

Você deve ter percebido como as nossas mãos ficaram ressecadas, ásperas, as unhas fragilizadas com “a lavação de mãos” e com o uso contínuo do álcool em gel inúmeras vezes por dia. Quando somamos ao contato com diversos produtos de limpeza usados na faxina, a pele das mãos e as unhas ficaram em situação “sofrível“.

Pensando nisso, resolvi aderir às luvas impermeáveis de borracha. Custam entre 5 e 15 reais dependendo da marca e da especificidade. As amarelas são comumente multiuso e há cores diferentes para a limpeza pesada (que são mais reforçadas) e para lavar louças (que dão mais sensibilidade ao toque evitando que os objetos escorreguem ao contato com a água e sabão).

Minhas unhas sobreviveram e minhas mãos ficaram menos secas depois que comecei a usar as luvas. Elegi uma azul💙 para limpeza de casa e uma amarela💛 para lavar as panelas.

Encontrei na internet uma luva de silicone que, embora mais cara (cerca de 25 reais) parece ser mais durável e ainda tem uma espécie de esponjinha na palma para lavar os pratos sem precisar usar a bucha.

Você já experimentou? Se sim, me conta nos comentários!

Nos próximos posts falaremos sobre dicas e pequenos truques que facilitam a vida da mulher que não tem mais tempo a perder. Também falarei sobre os aplicativos que testei para te contar se deu certo ou não. Vou te ensinar algumas coisas que aprendi durante o recesso do blog e gostaria de aprender com você como otimizar as tarefas diárias entre outras “coisitas” mais!

Te espero!!!

Grande beijo💋 e até breve!

#vicejarsempre

🎧Audioblog🎧

Audioblog: Como salvar as mãos e economizar água no trabalho da cozinha. 01/08/2021.

Avalie o conteúdo desse post aqui👇

3 comentários sobre “Como salvar as mãos e economizar água no trabalho da cozinha

  1. Oi Priscila,
    Q bom q está de volta!!!!
    Adorei a dica da máquina de lavar e já voy divulgar para quem eu acho q vai gostar, tbm.
    E sobre aquele rodo ()sem pano de chão para limpeza, vc tem? O q acha dele?
    Bjs em vc e toda familia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s