Quem nunca passou um perrengue em casa num dia que tudo parece dar errado, que atire a primeira pedra! Parece que certas coisas acontecem logo quando estamos atrasadas e com “zilhões” de coisas para resolver.

No post de hoje vou trazer algumas dicas para contornar algumas situações imprevistas que acontecem no ambiente doméstico, além de alguns truques para economizar tempo e dinheiro usando produtos que são facilmente encontrados na dispensa.

Vamos lá?

  • ✔1. Tirar mancha de queimado da panela de inox

Ketchup! Isso mesmo!!! Foi isso que eu usei para retirar o queimado do arroz esquecido na panela no fogo. Eu usei 3 sachês de 10gr daqueles que acompanham os sanduiches delivery para passar na panela de inox. Primeiro, raspei o arroz tostado grudado no fundo usando uma colher de pau, em seguida, espalhei o Ketchup sobre as manchas deixando agir por 30 minutos. Depois lavei normalmente com detergente de cozinha e esponja comum (sem usar palha de aço, pois não tenho costume). Com a “esfregadinha” básica, sai tudo sem precisar deixar de molho de um dia para o outro e sofrer para arear a panela. Veja as fotos do antes e depois abaixo👇

  • ✔2. Terminar de assar o bolo quando acabou o gás

Parece que gás de cozinha gosta de acabar no final de semana. Certo dia o meu botijão acabou no domingo à noite, logo quando eu estava assando um bolo de banana com aveia na boca do fogão ( naquela panela que indiquei no post 👉”Cinco utensílios domésticos que você deveria ter em casa” super útil para assar rapidinho e economizar gás). Fiquei desolada por ser obrigada a jogar toda a massa parcialmente cozida no lixo. Aí pensei: se é possível fazer 👉”bolo de caneca“, eu poderia terminar de assar meu bolo no forno de microondas! Nas receitas, sugere-se 3 a 4 minutos para assar uma quantidade da mistura crua que caiba dentro de 1/2 xícara de 350 ou 450ml. Fiz o seguinte, fracionei o bolo, que estava em uma forma de buraco, usando uma colher de sopa, de modo que cada parte coubesse em uma xícara. Coloquei durante 1 minuto e 30 segundos no microondas e pronto! Uma porção do bolo estava completamente assada! Bem, o pedaço de bolo não ficou douradinho da mesma forma de quando sai do forno, mas não perde nada em sabor!

  • ✔3. Tornar as toalhas ressecadas macias novamente

Use vinagre de álcool no lugar do amaciante para lavar as suas toalhas de banho e seus lençóis. O uso recorrente de amaciante de roupas faz com que as toalhas se tornem menos absorventes, isso por que o amaciante torna as fibras ásperas uma vez que se acumula em uma espécie de camada impermeável no tecido. Faça o seguinte, separe as toalhas sujas para lavar como de costume, use a quantidade de sabão de lavar roupa sugerida pelo fabricante (gosto do líquido para não ficar resíduos de pó impregnados na roupa limpa). No orifício da máquina de lavar destinado para o amaciante, coloque a quantidade indicada de vinagre branco de álcool. Lave normalmente. Se for lavar na mão, use o vinagre na última água de enxague. Pode ficar tranquila, por que depois de secas as toalhas não ficarão com o cheiro característico. E não precisa passar com ferro, viu? Use a misturinha que eu ensinei no post 👉”Experiências das leitoras com o “Valeu a dica”: será que dá certo?

E aí vai a dica extra do “tempo da vovó“. Quando você estiver lavando roupas de cores escuras, acrescente 1 colher de sobremesa de sal na lavagem para não descorar e depois, seque à sombra.

4. ✔Cuide da saúde e do bolso quando for cozinhar feijão.

Deixe de molho o feijão cru em uma vasilha com água de um dia para o outro. Os feijões contêm 👉ácido fítico (fitato), substância que pode atrapalhar a absorção de minerais como o ferro e o cálcio pelo organismo. Ao deixar o feijão de molho e jogar a água fora antes de cozinhá-lo pode reduzir a absorção dessas substâncias e diminuir também os gases provocados pelo consumo do alimento, (a temida flatulência). Fazendo isso, você vai perceber também que o tempo de cozimento na panela de pressão reduz bastante. Você economiza tempo e gás enquanto cuida da sua saúde e da sua família. Isso vale para outras qualidades de feijões e leguminosas como a lentilha e o grão de bico, por exemplo. Leia mais no artigo publicado pelo site da👉 ecycle.

Aí vai outra dica extra para ser usada quando você for temperar o feijão cozido. Depois de picar os dentes de alho para refogar o feijão na panela, fica difícil sumir com cheiro que fica grudado nas mãos. Para acabar com o cheiro de alho, basta esfregar as mãos em um utensílio de inox. Pode ser a panela, uma colher ou qualquer outro objeto feito desse material disponível na cozinha. Some na hora!

  • ✔5. Guarde extrato de tomate em forminhas de gelo

Essa dica foi descoberta pelo meu marido ao garimpar receitas na internet. Ele adora preparar macarrão🍝. Vários molhos e ingredientes são misturados para serem transformados em verdadeiras massas italianas. Nem sempre ele usa molho de tomate industrializado para preparar os seus pratos, prefere o tomate in natura, principalmente o do tipo “cereja“. Mas, nas receitas que usa o extrato de tomate, normalmente uma pequena porção é suficiente por ser concentrado. Para não desperdiçar o restante do molho que pode ser conservado no máximo de 2 a 3 dias na geladeira, a saída é congelar em pequenas porções. Para isso, com uma colher de sobremesa, pegue porções de extrato e coloque em forminhas de gelo. Deixe no congelador até endurecer. Depois use apenas o necessário. Uma dica simples, prática e que evita desperdícios😉.

Agora uma pausa para o #valeuadica

#ValeuaDica

Vou usar a seção #valeuadica para pedir sugestões para não sujar a roupa enquanto executamos as tarefas domésticas. Eu aderi ao uso de luvas, como expliquei no post 👉”Como salvar as mãos e economizar água no trabalho da cozinha“, mas ainda não consigo usar avental. Prefiro colocar aquela roupa esfarrapada para faxinar a casa. Mas como o nosso serviço doméstico vem se confundindo com o nosso serviço profissional por causa do trabalho em Home Office, fica difícil manter-se apresentável em uma “live” ou “videoconferência” sem parecer ter surgido do meio de um furacão! 😅Então, deixe sua sugestão nos comentários!✍🏻

Antes de terminar, vamos para a música do post!

#Dica de Música do Blog🎼

A música do post de hoje foi escolhida entre os sucessos da década de 1990 e inspirada na retomada da liberdade e do ganho que temos quando economizamos tempo e aprendemos formas simples de dedicarmos um pouco mais de atenção a nós mesmas e não somente a casa, a família e ao trabalho (assunto que abordamos no post da semana passada 👉”Nem jovem, nem velha: como ser feliz na meia-idade“).

Com vocês “Freedom!” de George Michael.👇

Bem, espero ter explicado direitinho os truques que descobri para salvar os dias nos quais as coisas não correram como esperado. Com simples mudanças podemos evitar estresses ao renovar e otimizar as nossas vidas.

Para não esquecer dos 5 truques (e as 2 dicas bônus), anote tudo para te-los sempre à mão quando precisar. Uma boa pedida para registrar é o charmoso Kit de anotações exclusivo do blog Cresce e Aparece! (acompanha um bloquinho marcador de páginas).👇

As últimas unidades estão disponíveis na Cesta & Cia Presentes. Dê um pulinho lá na loja e adquira o seu!👇

Semana que vem tem muito mais aqui no blog. Não perca!!!

Grande beijo💋 e até breve!

#vicejarsempre

🎧Audioblog🎧

Audioblog: 5 Truques domésticos para salvar o seu dia. 15/08/2021.

Para curtir o post clique abaixo👇

2 comentários sobre “5 Truques domésticos para salvar o seu dia

  1. Oi Priscila. Já vi também a indicação de vinagre branco para limpar panelas de inox. Aqui em casa vinagre branco é usado para limpar quase tudo (rsrs). Quanto ao cheiro de alho das mãos, para retirá-lo, existe no mercado um sabonete de Inox. Eu tenho um. Salvo engano é da Brinox. Aí você já deixa o sabonete próximo do kit de limpeza na pia. Outra dica muuuito boa é o sabonete branco para clarear roupa branca. E mais uma, para tirar mancha de vinho tinto em toalha só colocar uma salmoura por cima da mancha e despejar sobre esta água fervente. O sal absorve a cor (a mancha).

    1. Oi Joana. Aqui em casa também não falta o Vinagre. Ele sim é “mil e uma utilidades” kkkk Gostei da dica do sabonete e sobre tirar mancha de vinho (já precisei e não sabia!). Vou compartilhar no #valeuadica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s