Quando foi a última vez que você elogiou alguém? Frequentemente, você recebe mais críticas ou elogios das pessoas a sua volta? Como você reage aos comentários negativos? E aos elogios?

Quanto às críticas e comentários negativos, certamente, há confusão na interpretação das pessoas sobre responder às situações de forma Otimista e apresentar uma “Positividade Tóxica“. Esta última refere-se à negação da tristeza, bem como das emoções negativas à ela relacionada. De acordo com os especialistas no assunto consultados pela reportagem da👉 CNN Brasil, ignorar ou negar esses sentimentos, mascarando com respostas corporais positivas, pode fazer com que não saibamos lidar com os sentimentos negativos ou ainda, termos dificuldades em identificá-los. Isso não tem nada a ver com resiliência.

Na verdade, acabamos por entrar em um velado sofrimento interno disfarçado com sorrisos e “tudo bem, só que não“.😬 Tal comportamento faz com que as pessoas não exercitem a habilidade de lidar com situações difíceis do dia a dia, sobretudo em momentos de “perdas” como o atual. Além disso, deixamos de aprender com as situações e não nos preparamos para as que estão por vir. Nos deixamos levar por esse caminho equivocado por que a sociedade tende a valorizar aqueles que “aparentam dar conta de tudo” ou os “workaholics“. Assumir as tristezas seria um sinal de fraqueza ou incompetência.

Por esses motivos, ficamos receosos em assumir nossos verdadeiros sentimentos com medo de sermos julgados (leia sobre “Linchamento Virtual” no👉 POST da semana passada). Mas, de que lado nós estamos, no que julga ou no que é julgado? Talvez em ambos!

De acordo com a escritora e pesquisadora na área de administração e pioneira nos estudos sobre segurança psicológica 👉Amy Edmondson, principalmente no ambiente de trabalho, não se pode ser saudável quando se está com medo o tempo todo. No livro “A organização sem medo: Criando segurança psicológica no local de trabalho para aprendizado, inovação e crescimento“, a autora afirma que as ideias inovadoras aparecem quando as pessoas se sentem em um ambiente seguro para expressá-las. As empresas e organizações deveriam se adequar a uma nova dinâmica de trabalho para que o potencial dos seus colaboradores fosse melhor aproveitado, uma vez que o medo reprime a criatividade, mina a motivação e desencoraja o trabalho harmonioso em equipe. 👇

Na sua palestra intitulada “Resiliência, adaptação e restauração frente ao casos“, o psiquiatra Diogo Lara afirma que devemos sair do “modo de autoproteção” e entrar no “modo de autoconhecimento“, o que é difícil pois “fomos treinados a não errar“. Para isso é necessário aceitar a nossa vulnerabilidade como seres humanos e ter coragem para pedir ajuda. Se estamos do outro lado, devemos “Ter um olhar amoroso” para com o outro, diz Diego.

Outro ponto importante é saber acolher as críticas e ser elegante em lidar com elas, conforme ensina Adam Grant, autor do livro “Originais: Como os inconformistas mudam o mundo“. Como podemos melhorar se não aceitamos sugestões? Como tomaremos a iniciativa para a mudança se continuamos a achar que estamos no caminho certo e conformados com status quo? Grant diz que opiniões divergentes as nossas são úteis até quando estão erradas. Elas nos fazem refletir sobre as nossas ações. Contudo, somente dê atenção a elas se forem consistentes e autênticas. Nesse caso, ser elegante é ser franco porém educado.👇

Valorizar as respostas e destacar o outro é uma maneira indireta de elogiar. A Patricia Tucci traz preciosas sugestões nesse sentido, inclusive mostrando como agradecer os elogios que você recebe. Leia a publicação abaixo👇

Elogiar é uma forma de expressar o amor💖. Nessa direção, vamos para a música do post.

#Dica de Música do Blog🎼

Quem me acompanha no blog sabe bem que valorizo as músicas dos anos de 1980 e 1990, época esta fortemente vivenciada por nós da meia-idade. A música de hoje é tema do filme “De volta para o Futuro“, uma trilogia cinematográfica que adoro reprisar. Com vocês “The Power of Love” de Huey Lewis and The News 👇

Voltando ao nosso assunto, como está o seu repertório de palavras de incentivo?

Aprimorei o meu com a leitura da coleção de livros que conta a saga da personagem Anne Shirley, da autora Lucy Maud Montgomery, que baseou a série “Anne with E” disponível na Netflix. A coleção é composta por 8 volumes no total. As leituras de “Anne de Green Gable” e “Anne de Avonlea” foram concluídas. A leitura de “Anne da Ilha” está em andamento e, bem, ainda há muito chão para rodar…

Já mencionei tanto a série quanto os livros em textos prévios do blog e neste post vou enumerar algumas palavras e frases inspiradoras da protagonista.

Palavras Inspiradoras:

  • Radiante
  • Incrível
  • Esplêndido
  • Deslumbrante

Frases Inspiradoras:

Um elogio é uma doce palavra que pode acalentar um coração e enchê-lo de felicidade”


“Ás vezes, é preciso deixar as pessoas amarem você”


“A vida é curta demais para ser gasta fomentando animosidade ou remoendo erros”


“Aprendemos a gostar de uma pessoa quando começamos a entendê-la”

De fato, podemos colocar em prática os conselhos imbuídos em cada frase redigida acima da seguinte forma:

  • aproveite as oportunidades de elogiar alguém, seja algo na pessoa ou algo que a pessoa fez;
  • saia da defensiva e deixe as pessoas conhecerem seu lado bom;
  • só não erra quem não age, tente reparar suas faltas, peça desculpas e bola para frente;
  • para ter empatia é preciso se colocar no lugar do outro com a habilidade de imaginar-se na mesma situação, somente assim, podemos compreender porque a pessoa age e pensa de determinada maneira.

Eu sei que a tarefa de colocar essas orientações em prática talvez não seja tão fácil. Acredito que tudo depende do esforço e da vontade de aplicarmos estas ações o nosso dia a dia. Não digo para sairmos por aí proferindo palavras rebuscadas e elogiando todo mundo “sem mais nem menos“, pois vão achar que estamos enlouquecendo. Também precisamos prezar pela sinceridade nos elogios para não cairmos no grupo da falsidade e perdermos a nossa credibilidade.

De qualquer maneira, podemos começar a perceber o lado positivo das situações e compreender os motivos por trás das ações das pessoas. Muitas vezes, não conhecemos os dois lados da moeda e nos contentamos com versões distorcidas dos fatos que nos chegam por meio de comentários, pela mídia ou pelas redes sociais.

Todos temos um lado bom! Que tal focarmos mais nesse lado?😉

Então é isso, minha gente!!!

Apareça quando quiser! O blog Cresce e Aparece! é feito para você.

“Seja perene e atemporal seguindo as dicas do blog todos os domingos!”

Grande beijo 💋 e até breve!

Avalie o post AQUI👇

🎧Audioblog🎧

Audioblog: O poder do elogio. 29/08/2021.

Um comentário sobre “O poder do elogio

  1. Priscila,
    Super legar sua proza dr hj. Sobretudo nesses momentos de tanta polarização e ódio, q estamos vivendo.
    Tbm me fez lembrar Nelson Rodrigues q dizia q “toda unanimidade é burra”.
    Gde bj.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s