Cabeça para cima, barriga para dentro e peito para fora!” Quem nunca ouviu essa expressão?

Na adolescência (entre a infância e a juventude) nossos corpos se modificam e se desenvolvem rapidamente em um curto espaço de tempo. A princípio, ficamos desengonçados, pois, precisamos de um certo tempo para nos adaptarmos às novas formas e contornos e coordenar os movimentos. Evidentemente, tal processo pode impactar na postura corporal.

Quando chegamos na meia-idade, um período mais longo que compreende a fase intermediária da vida adulta antes da terceira idade, teoricamente, teríamos mais tempo para as devidas adaptações. Contudo, não é isso que acontece. As tarefas e as pressões cotidianas, as exigências e as responsabilidades da vida adulta roubam a nossa atenção e nos esquecemos de observar a “metamorfose corporal“. Quando menos se espera, tudo mudou sem termos chance de interferir no processo.

Sabe aquela “corcundinha” logo atrás do pescoço, o desconforto nas costas, tensão nos ombros, barriga saliente e dor de cabeça que pensamos ser decorrente da “idade“? Podem ser sinais e sintomas de constante postura incorreta.

A má postura compromete o funcionamento do corpo. Imagine que seu esqueleto é uma estrutura perfeitamente articulada, envolvida pelos músculos para dar sustentação ao corpo e proteção aos órgãos. Ossos desalinhados, músculos encurtados e enfraquecidos interferem no desempenho desse corpo. Tudo no nosso organismo está interligado e por esse motivo, o que está descompensado resulta em dor, desconforto, fadiga, lesão ou doença.

No post de hoje vamos conversar sobre como pequenas mudanças nos hábitos diários fazem milagres para a nossa postura. A manutenção de uma postura correta vai minimizar e pode acabar com os indesejáveis incômodos que citei acima. De quebra, você vai ficar mais bonita e saudável.

Corcundinha e desconforto nas costas

A coluna apresenta curvaturas naturais, a curva atrás do pescoço (lordose cervical), na parte superior das costas (cifose torácica) e na inferior das costas (lordose lombar). Quando essas curvaturas ficam acentuadas dizemos hiperlordose e hipercifose. A escoliose é um desvio que torna a coluna em “S“, sendo um quadro mais crítico para o tratamento e, dependendo da idade da pessoa, apenas cirurgia para a sua correção.

O aumento da cifose torácica é mais comum em idosos devido à osteoporose e à perda muscular que leva ao enfraquecimento deixando a pessoa com aquele perfil estereotipado de “velhinha curvada da bengala“. O problema é que as pessoas estão adquirindo esse aspecto bem mais jovens. Inclusive, nas minhas pesquisas, encontrei muitas matérias direcionadas aos adolescentes.

Na verdade, isso acontece pela postura que todo mundo vem adotando para usar os smarthphones (projetando a cabeça para frente e para baixo), que além da corcunda, aumenta a lordose cervical. Tudo isso combinado ao sedentarismo aumenta o acumulo de gordura na região formando aquela corcova logo abaixo do pescoço.

Essa postura incorreta traz dor, reduz a amplitude de movimentos, prejudica a respiração e compromete a qualidade de vida. E vamos ser sinceras, não é nada bonito ostentar um perfil curvado assim, certo?

O que fazer, então? Todos sabem que fazer atividade física regularmente deveria ser obrigatório. Porém, para não desanimar ninguém, as dicas que passarei a seguir poderão ser incorporadas ao seu dia a dia, mesmo que você ainda não tenha engatado na rotina de exercícios.

Bora lá?

✔Quando estiver sentada, tente encostar, do bumbum até as costas, no encosto da cadeira ou sofá. Permaneça com os dois pés no chão e evite cruzar as pernas para não prejudicar a circulação.

Ao usar o notebook sentada à mesa, tente não jogar seu corpo para frente para enxergar a tela. Os suportes para laptop são ótimos para regular a altura e a distância do aparelho em relação ao seu rosto. Caso não seja possível adquiri-los agora, improvise empilhando livros para ajustar a posição do notebook à altura dos seus olhos. Em tempos de muitas reuniões online, lives e videochamadas, precisamos adaptar para não sofrermos com as dores depois.

Com o smartphone, faça do mesmo jeito que usa o garfo. Como assim, Pri? 🤔Você leva a comida à sua boca levantando seu braço em direção a ela ou mergulha sua boca no garfo para comer? Da mesma forma, ao invés de projetar sua cabeça para frente para checar suas mensagens no celular, levante um pouco seu braço e leve o aparelho na altura dos seus olhos.

✔Para quem tem problemas em enxergar de perto, a dica é configurar o dispositivo para deixar as letras maiores. Pode haver diferenças quanto a marca e o modelo do aparelho, mas de maneira geral, você deve fazer as modificações entrando em “Configurações“. No meu Samsung, eu entro em “Acessibilidade” e depois “Melhorias de visibilidade“. Nessa tela você pode ajustar a cor e o contorno das fontes para destacá-las, aumentar o tamanho e mudar as cores do seu teclado. Esses truques ajudam demais a melhorar a postura enquanto usamos as telas.

Quando estiver em pé ou caminhando, tente manter o quadril encaixado e o abdome contraído. Os músculos do abdome, bem como os músculos das costas são responsáveis pela sustentação do tronco. Se o abdome estiver fraco, a “barriguinha vai cair” pendendo essa parte do corpo para frente. Isso acontece mesmo que você seja “do tipo esbelta“. Se faltar força nesses músculos, as costas serão sobrecarregadas causando a dor. Um truque para encaixar o quadril é fazer o seguinte: posicione-se em pé de frente ao espelho e imagine duas linhas; grude uma extremidade de cada linha em cada ossinho do quadril (logo abaixo da cintura); segure a extremidade solta de cada linha imaginária (uma em cada mão) e puxe para cima, de modo a tracionar a pelve levemente para frente e para cima (mantendo os pés firmes no chão).

No início, a gente esquece de manter a posição, mas depois de várias repetições, nos acostumamos com a postura correta. Veja a ilustração abaixo👇

Ao acordar, antes mesmo de mexer no seu celular ao lado da cama (Viu? Eu adivinhei!), é importantíssimo espreguiçar-se. Levante e estenda os braços, respire fundo e abra o peito, olhe para o teto, movimente o pescoço. Se houver lugar para se pendurar, ótimo. O que importa é esticar o esqueleto. Observe que os animais domésticos fazem isso quando acordam. Você pode imitá-los inclusive. Existe uma posição do Hatha Yoga que se baseia justamente nesse movimento dos caninos, conhecida como “Postura do Cachorro“. Veja como fazer no vídeo abaixo👇 e experimente!

A pausa entre uma atividade e outra para equilibrar o período que ficamos trabalhando em pé ou sentados, é outra dica que não podemos esquecer. No post 👉”Não desista de ser Fitness!” sugeri alguns aplicativos para nos lembrar dessas pausas. Teste você também!

Agora, antes de terminar, vamos dar uma pausa para a música do post.

#Dica de Música do Blog🎼

Apenas Mais Uma de Amor” na versão (ao vivo) foi a música escolhida para a publicação de hoje. Havia selecionado outra, porém no meio da noite acordei com esta música “na cabeça” e resolvi alterar. Na minha interpretação, a canção lançada por Lulu Santos na década de 1980 fala sobre sentir o amor, oferece-lo as pessoas do seu jeito e que as consequências de como amamos ou deixamos de amar cabem a nós mesmos. Assista o vídeo de um show de 2016 e cante junto!👇

Bem, é isso, gente boa! No texto de hoje abordamos algumas formas de prevenir e minimizar prejuízos provocados pela má postura. Aprendemos maneiras para adquirir hábitos simples para melhorá-la e com ela alcançar uma aparência mais jovem em um corpo mais saudável.

Nas próximas publicações do👉 blog Cresce e Aparece! daremos continuidade a este e a outros assuntos para compartilharmos informações e experiências que melhoram a vida das mulheres 40+. Acompanhe os nossos textos semanais seguindo o blog (role a página até o final e deixe seu email) , siga-nos nas redes sociais, deixe seus comentários e sugestões. Venha vicejar conosco!

Grande beijo💋 e até breve!

#perennial

#todaidadeimporta

#vicejarsempre

Avalie o post AQUI👇

🎧Audioblog🎧

Audioblog: Melhore a sua postura e rejuvenesça. 12/09/2021

Um comentário sobre “Melhore a sua postura e rejuvenesça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s